Reitora se reúne com deputados para pleitear Emendas Parlamentares para UENP

Sexta, 20 Setembro 2019 17:47 por Assessoria de Comunicação Social
Reitora Fátima Padoan durante apresentação para a Bancada Federal do Paraná em Brasília Reitora Fátima Padoan durante apresentação para a Bancada Federal do Paraná em Brasília

A reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Fátima Padoan, e o pró-reitor de Planejamento e Avaliação Institucional, Bruno Galindo, realizaram, na terça-feira, 17, reunião com deputados federais que possuem atuação do Norte do Paraná. O encontro, realizado nos gabinetes dos parlamentares, buscou viabilizar recursos de Emenda Parlamentar para o exercício de 2020 na UENP.

A agenda de reuniões foi realizada com os deputados Diego Garcia, Hermas Parcianello (Frangão), Pedro Lupion e Luísa Canziani. Durante o encontro, a reitora entregou pedido de Emenda Parlamentar para aquisição de equipamentos de informática para a Universidade, visando maior eficiência na realização de suas atividades administrativas e acadêmicas nos três campi da Instituição. O pedido de emenda foi encaminhado também para o senador Álvaro Dias.

Temos realizado esse trabalho junto às lideranças políticas de nossa região desde o primeiro ano de nossa gestão a frente da Reitoria da UENP, e conseguido executar os convênios. Nos últimos anos, já foram liberados para a UENP R$1,5 milhão em Emendas para a Universidade, recursos aplicados na compra de livros, equipamentos e carros”, destacou a reitora Fátima Padoan.

A Universidade já recebeu emendas parlamentares indicadas pelo deputado Hermas Parcianello, de R$800 mil para equipamentos laboratoriais; do deputado Diego Garcia, de R$500 mil para compra de livros; e do deputado Alex Canziani, de R$ 300 mil para compra de carros. A UENP possui atualmente, em execução, as emendas do deputado João Arruda, de R$800 mil para compra de equipamentos para o Campus Luiz Meneghel; e do ex-deputado Alex Canziani, de R$200 mil, para compra de sistema de proteção de acervo.

A UENP possui ainda emendas aguardando liberação do deputado Diego Garcia e Álvaro Dias, de R$800 mil para construção de um bloco de quatro salas nos campi de Cornélio Procópio e de Jacarezinho; da deputada Geisi Hofmman, de R$250 mil para o projeto Equoterapia de Bandeirantes; do deputado Hermas Parcianello, de R$400 mil, para construção de blocos de laboratórios para o Centro de Ciências Tecnológicas do CLM, além da emenda de Bancada de 2017, no valor de R$3.067.717,29, para aquisição de usinas fotovoltaicas e biblioteca virtual.

Esse trabalho é muito importante para que possamos viabilizar a compra de equipamentos e carros, além de proporcionar a construção de salas de aula e laboratórios em nossos campi. Temos deputados e senadores que apoiam nossa Universidade, pois confiam em nosso trabalho e enxergam na Instituição fator fundamental para transformação social, para auxiliar na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, disse a reitora.

Apiesp

Ainda na terça-feira, 18, a reitora Fátima Padoan participou de reunião com a Bancada Federal do Paraná, em Brasília. Durante a audiência de trabalho, a reitora que é presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), solicitou aos parlamentares um pedido de Emenda para as Universidades Estaduais do Paraná, além de encaminhar outras reivindicações como a revisão do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2020), que indica uma redução média de 48% no orçamento da CAPES.

Durante a reunião, Fátima entregou à Bancada Federal do Paraná ofício por meio do qual solicitou a indicação, via Emenda de Bancada, de R$70 milhões para as sete Universidades Estaduais do Paraná. Esse recurso, se aprovado, será empregado na elaboração e execução de Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP); em execução de Projetos de Acessibilidade e investimentos em autogeração de energia elétrica e eficiência energética das edificações nas universidades.