Governo assina ato que autoriza nomeação de 12 professores para UENP

Quinta, 12 Março 2020 15:20

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior assinou nesta quinta-feira, 12 de março, autorização para nomeação de 12 docentes para a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). A reunião que contou com a participação da reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, foi realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

“O ato do Governador é de fundamental importância para resolver um tema que se arrastava desde o ano de 2014, reforçando a confiança que o governo tem no trabalho das nossas universidades e a importância das instituições. A ação também garante que as universidades estaduais cada vez mais possam se conectar com as demandas regionais, induzindo e promovendo o desenvolvimento do Estado”, destacou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Aldo Bona.

Ratinho Junior definiu o momento como especial histórico e enfatizou a importância do sistema de ensino superior do Paraná. “Nos encontros com empresários e empreendedores, como os que tive nesta semana nos Estados Unidos, apresentamos as nossas universidades estaduais como um grande cartão de visitas do Paraná. São um ativo fantástico do nosso Estado, que o setor produtivo entende e reconhece como um grande diferencial para atração de investimentos”, afirmou o governador.

A reitora Fátima Padoan partilhou a satisfação pelo momento de resolução de um tema que há anos vem sendo pauta de reuniões junto ao governo. “A assinatura do ato de nomeação de professores traz para nossa Universidade uma tranquilidade muito grande, pois era algo que esperávamos ansiosamente. Temos professores que se aposentaram há algum tempo e a nomeação dos concursados, com toda certeza, contribuirá muito para nossa Universidade, para o desenvolvimento ainda maior da pesquisa e da extensão. Agradeço ao governador Carlos Massa pela sensibilidade do ato que possibilita as nomeações e sobretudo o superintendente da Seti, Aldo Nelson Bona, que com seu trabalho conseguiu finalmente resolver essa questão tão aguardada por todos nós”, disse a reitora.

O governo assinou ainda autorização para nomeação de 251 professores para as Universidades Estaduais. A UEL receberá 69 professores; a Unioeste, 59; a UEM, 55; a UEPG 47; e a Unespar 21.

Recredenciamento

Durantes o evento, o governador também anunciou o recredenciamento institucional da UEM, UEL, UEPG, Unicentro e Unioeste. O procedimento, que é requerido pelo Conselho Estadual de Educação e coordenado pela Seti, ocorre a cada dez anos e busca garantir a continuidade das ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica ofertadas pelas instituições.

A reitora da UENP, que participou das comissões de avaliação como membro do Conselho Estadual de Educação, assinou como testemunha o ato de recredenciamento institucional da UEM, UEL, UEPG, Unicentro e Unioeste.

Cursos de graduação

O governador Ratinho Jr, durante a cerimônia, também assinou o decreto que permite que a Seti reconheça, renove e crie novos cursos de graduação no Sistema Estadual de Ensino Superior, desde que não resulte em ônus para o Estado.

Última modificação: Quinta, 12 Março 2020 15:31