Vice-reitor participa de reunião da rede Zicosur Universitária

Segunda, 26 Novembro 2012 09:31

O vice-reitor e coordenador de relações internacionais da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Rinaldo Bernardelli Junior, participou de reunião da rede Universitária Zicosur (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul) em 16 de novembro, na Universidad Nacional del Este (UNE), em Ciudad del Leste, no Paraguai. A rede, que conta com a participação dos dirigentes das universidades da Argentina, Paraguai, Bolivia, Chile e Brasil, busca promover o intercâmbio de professores e estudantes em pesquisas conjuntas nas instituições de ensino.

Rinaldo salienta que a reunião foi muito produtiva e que os trabalhos desenvolvidos possibilitaram tratar, dentre outros assuntos, da mobilidade discente entre as universidades coirmãs. "Pretendemos consolidar intercambio maior com as universidades da rede em geral e, em especial, com as instituições paraguaias em 2013. Estamos muito perto e muito longe, e isso não é algo positivo. Ao contrário do que muitos pensam, não cabe nas universidades paraguaias esse preconceito que alguns têm com o Paraguai, assim como não cabe o preconceito que o europeu e o americano têm com o Brasil. Temos muito a aprender e a ensinar", destaca.

"A ZICOSUR é uma associação de pessoas de bem, buscando um bem comum", enaltece o vice-reitor. Ele ressalta ainda que a rede, que atualmente tem como presidente o engenheiro Hildegardo González, reitor da Universidad Nacional de Itapúa, convive em grande harmonia: "Nos tratamos como verdadeiros amigos. É muito interessante a familiaridade que se criou dentre os representantes da universidades que compõem a rede", valoriza.

O vice-reitor destaca que o programa de mobilidade docente já tem resultados visíveis dentro das instituições que compõem a rede. "Buscaremos consolidar também as oportunidades para que nossos alunos tenham como diferencial em suas vidas a experiência internacional", planeja. A Zicosur, institucionalmente reconhecida em 2005, funciona de forma coordenada. As atividades da rede buscam, além do desenvolvimento das instituições-membros, o estabelecimento de acordos internacionais nos campos cultura, econômico,educacional, social e político.

zicosu

Última modificação: Sexta, 21 Dezembro 2012 10:30