Professora da UENP tem trabalho selecionado para congresso mundial na África do Sul

Quarta, 05 Dezembro 2012 08:48

Um trabalho científico realizado pela professora Mayra Costa da Cruz Gallo de Carvalho, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Luiz Meneghel - de Bandeirantes, em parceria com pesquisadores da Embrapa/Soja, foi selecionado para apresentação no IX Congresso Mundial de Soja - World Soybean Research Conference, que será realizado em Durban, na África do Sul, em fevereiro de 2013.

A pesquisa, intitulada "Predição do Secretoma e dos Candidatos a Efetores de P. Pachyrhizi Expressos Durante a Infecção em Plantas de Soja", é resultado do macroprojeto BiotecSojaSur que envolveu Universidades e Institutos de Pesquisa do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Um dos principais objetivos desse macroprojeto é contribuir para o controle da Ferrugem Asiática da Soja (FAS), doença que chega a causar perdas de até 80% na produção. Atualmente, o controle da FAS tem sido realizado por meio da aplicação de fungicidas de amplo espectro, da adoção de períodos de vazio sanitário e do desenvolvimento de variedades menos suscetíveis à doença.

A Embrapa/Soja e outros Institutos de Pesquisa têm buscado o desenvolvimento de cultivares resistentes à FAS através da introgressão de genes de resistência identificados em plantas de soja nas cultivares elite, mas a quebra da resistência no campo tem ocorrido frequentemente em função da rápida evolução do patossistema soja-fungo. Nesse sentido, esta nova linha de pesquisa, que pretende identificar genes de diferentes raças do fungo que codificam para moléculas efetoras, fundamentais para o estabelecimento do patógeno, pode fornecer uma nova estratégia no combate à FAS.

O conhecimento de tais moléculas permitirá interferir no sistema de virulência do patógeno e, possivelmente, permitirá o alcance de uma resistência mais duradora e ampla. O acesso aos genes candidatos a efetores do fungo biotrófico obrigatório P. PACHYRHIZI foi possível utilizando um sistema de infecção controlada in vivo em associação a tecnologia de microdissecção a laser para isolamento das células vegetais atacadas pelas estruturas de infecção do fungo e da tecnologia solexa de sequenciamento de alta performace.

A parceria da UENP-CLM com a Embrapa/Soja deverá continuar nesse projeto, principalmente a partir da realização da construção do novo complexo de laboratórios multiusuário de biologia molecular NUPEN (Núcleo de Pesquisas Moleculares para o Desenvolvimento Agrário e Proteção Ambiental – chamada MCT/FINEP/CT-INFRA-PROINFRA-01/2009) que irá agrupar os profissionais, equipamentos e pesquisas desenvolvidas em biologia molecular nos dois laboratórios já instituídos.

Última modificação: Sexta, 21 Dezembro 2012 10:03