Ministério da Educação divulga resultado do ENADE

Terça, 11 Dezembro 2012 08:52

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na quinta-feira (06/12), o resultado do Enade, o Exame Nacional de Desempenho de Estudante de 2011. A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) comemora o resultado dos 14 cursos avaliados, pois foram bem conceituados no processo. Os três cursos de Ciências Biológicas e Sistema de Informação da Instituição receberam conceito 4. Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia obtiveram nota 3. O Enade avalia os cursos superiores por meio de um escala de 1 a 5. No Brasil, mais de duas mil instituições foram avaliadas.

O Enade é utilizado para compor o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), indicadores utilizados pelo Ministério da Educação (MEC) nos processos de regulação das graduações no Brasil. A participação no exame é obrigatória e consta no histórico acadêmico dos alunos. A cada ano, avalia-se um grupo diferente de cursos para saber como está o ensino superior no País. O exame tem como objetivo avaliar o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação com relação aos conteúdos programáticos, desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. Os estudantes que não comparecem ao exame ficam irregulares junto ao MEC e impossibilitados de receber diplomas.

O vice-reitor da UENP, Rinaldo Bernardelli Junior, parabeniza a todos pelo resultado alcançado. "O Enade é uma avaliação como um diagnóstico. A nota leva em conta muitas variáveis, estratificadas de maneira que isso se torna algo que é motivo de elogios para alguns, de criticas para outros. De uma forma geral, a UENP tem buscado, cada dia mais, a excelência. E isso deve ser constante em toda Universidade, independente de notas de qualquer avaliação".

O pró-reitor de Planejamento e Avaliação Institucional da UENP, Fernando Antonio Sorgi, acentua que "As notas do ENADE 2011 denotam um aprimoramento nos cursos da UENP. O ENADE e o CPC demonstram a importância de um bom Projeto Pedagógico de Curso a ser elaborado pelos devidos colegiados, da dedicação cada vez mais intensa de todo o corpo docente, do comprometimento responsável dos alunos envolvidos no processo e uma atenção especial de toda a gestão da UENP, isto é, coordenação de curso, direção local e administração superior, tomando decisões importantes em seu planejamento acadêmico e de infraestrutura".