UENP promoverá atividades formativas e culturais em espaço cedido pelo Tecpar

Segunda, 23 Novembro 2020 14:26

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) fez cessão das Instalações de sua unidade em Jacarezinho para a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Durante a solenidade realizada na quinta-feira, 19, a UENP anunciou para o espaço cedido à Universidade o desenvolvimento de projetos e ações formativas nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, cultura e internacionalização voltadas à comunidade local e regional.

“Este espaço que o Tecpar cedeu para a UENP será muito bem utilizado e trará benefício imediato para toda a população. Para além da comunidade acadêmica, que irá desenvolver aqui projetos de pesquisa e extensão, o espaço beneficiará toda a comunidade da região, pelas ações formativas e culturais que serão realizadas, visando o aperfeiçoamento profissional e a fruição cultural das pessoas”, disse a reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan.

Além da cessão do espaço, a Tecpar também disponibilizou três colaboradores para o desenvolvimento de soluções junto ao corpo acadêmico da UENP. O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destacou que a parceria é estratégica para o instituto e tem como foco unir esforços entre educação, desenvolvimento tecnológico, soluções tecnológicas e difusão tecnológica. “A parceria entre o Tecpar e a UENP deve fomentar o apoio científico e tecnológico às atividades de diversos setores econômicos de interesse para o Estado, com a difusão de tecnologias de gestão para a melhoria da competitividade das organizações públicas e privadas”, observa.

Para o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, essa parceria é importante para otimizar a utilização do espaço em Jacarezinho. "A ideia é que possamos levar muitos projetos de extensão para atender principalmente a comunidade ao entorno, fazer um grande centro formador na área de ciências e educação. Por isso, entendemos que essa parceria representa a boa utilização daquilo que o poder público tem à disposição para servir à comunidade", ressaltou.

O deputado Estadual Luiz Claudio Romanelli destacou a importância da UENP para o desenvolvimento regional. “Temos expectativas muito grande em relação às nossas instituições de ensino públicas do Paraná, que são um patrimônio da nossa sociedade. A Região Norte Pioneira do Paraná tem muito o que avançar, e a UENP tem um papel estratégico, como monitora do conhecimento, de construção de soluções”, disse.

Otimização do espaço

Na solenidade, o vice-reitor da UENP, Fabiano Gonçalves da Costa, apresentou os projetos de otimização das instalações do Tecpar. O espaço abrigará um projeto multidisciplinar, unindo as bases da universidade: ensino, pesquisa, extensão, cultura, internacionalização e inovação.

Para Fabiano, a ideia é que o aluno tenha condições de construir o conhecimento. “Vamos ter um projeto integrador, que a gente consiga a interação com os alunos, que o eixo condutor seja desenvolvimento sustentável da região Norte do Paraná e que consigamos atuar fazendo sentido na vida do aluno”, destacou o vice-reitor.

Um dos projetos para o local é um Circuito sustentável do Norte Pioneiro do Paraná, que envolvem conteúdo de biologia, química, física, matemática, história, português, inglês e libras. O projeto prevê a montagem de um planetário, de conteúdos, mostrando a origem da vida, uso de combustíveis fósseis, biocombustíveis e a industrialização da região. Também serão apresentados conteúdos sobre produção alimentícia, métodos químicos e físicos, robótica e sobre o histórico da UENP.

Entre as atividades previstas para serem desenvolvidas no espaço estão: DaFIBRA (oficina de artesanato com a fibra do bagaço da cana-de-açúcar); Capoeira Contemporânea; Não era uma vez - Era uma vez mais (contação de histórias); Acordes e Batuques - Musicalidade; Museu de Arte Popular do Norte do Paraná; Oficinas de introdução ao empreendedorismo; Laboratório de internacionalização; e Interface pesquisa-comunidade: Apoio a agricultura familiar no Norte Pioneiro.

Também participaram da solenidade a secretária de Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná, Fabiana Campos; o prefeito eleito de Jacarezinho, Marcelo Palhares; o diretor do Campus de Jacarezinho, Fábio Antonio Neia Martini; pró-reitores, assessores, diretores, professores e agentes universitários da UENP.