VI Encontro de Integração da UENP teve participação recorde da comunidade acadêmica

Segunda, 07 Dezembro 2020 14:40

Realizado de forma remota, em ambiente virtual, o VI Encontro de Integração da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), aconteceu de 2 a 4 de dezembro. Segundo a comissão organizadora, neste ano o evento teve participação recorde da comunidade acadêmica, com mais de mil inscritos para presença online.

O evento reuniu atividades de Internacionalização, Pesquisa, Ensino, Extensão e Cultura unindo eventos tradicionais da universidade como a X Jornada de Iniciação Científica da UENP (JOIC), o VI Seminário de Extensão e Cultura da UENP (SEC), III Encontro Anual de Extensão (EAEX), além do VI Encontro de Internacionalização e o IV Seminário de Ensino da UENP.

Durante os três dias, foram realizadas quatro oficinas com temas diversos, além de grupos de trabalho que totalizaram 430 apresentações, sendo 14 comunicações orais de ensino, 289 de pesquisa, 109 sobre extensão e 18 de internacionalização, além dos trabalhos apresentados no modelo “Hotscience”, com falas rápidas em língua inglesa. Em média, as salas de apresentação contaram com a participação de 35 pessoas.

Na solenidade de encerramento, os melhores trabalhos em cada modalidade de apresentação foram premiados pela comissão avaliadora do evento. Os alunos que mais se destacaram receberam um smartphone. Durante o encerramento, os participantes também puderam apreciar uma atração cultural, que contou com a participação de alunos, professores e servidores que fazem parte da plataforma UENP Talentos.

O coordenador do VI Encontro de Integração, Rui Gonçalves Marques Elias, destacou a excelência na exposição dos trabalhos. “Agradecemos todo o empenho e dedicação dos professores e autores que brilhantemente fizeram apresentações muito bonitas, com falas muito bem organizadas, de trabalhos de excelentíssima qualidade. Mesmo no conforto de casa, tenho certeza de que vocês sentiram aquele friozinho na barriga de quando se vai fazer uma apresentação no evento acadêmico”, assegurou.

Além disso, Rui falou sobre os desafios de organizar o evento online. “Estávamos acostumando a realizar um evento em cada campus, mas esse ano não pudemos fazer presencial. Foi uma experiência diferente para todos que estavam na organização. Com certeza, aprendemos muito. Nos tirou realmente da zona de conforto, mas chegar ao resultado final foi uma tarefa muito prazerosa. Que possamos em breve nos encontrar pessoalmente”, afirmou.

A reitora Fátima Aparecida da Cruz Padoan parabenizou a todos os envolvidos na organização do evento e destacou a participação recorde da comunidade acadêmica. “Nosso tempo impôs uma nova maneira para a realização de eventos. Sabemos que nada substitui a presença física, mas a experiência extremamente positiva do VI Encontro de Integração da UENP, realizado de maneira remota, nos deixou muito felizes. Nossa Universidade tem se consolidado ano a ano em suas áreas de atuação e a participação e comprometimento de nossa comunidade acadêmica são os pilares principais desse processo que tornou a UENP uma referência para nossa região pelos serviços prestados para a nossa comunidade”, disse a reitora.

Última modificação: Terça, 08 Dezembro 2020 14:51