Chefe da Divisão de Programas e Projetos Culturais da UENP é empossado no CONSEC

Terça, 07 Agosto 2012 16:47

O chefe da Divisão de Programas e Projetos Culturais da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Danilo Oliveira, foi empossado, no dia 31 de julho, no Conselho Estadual da Cultura (CONSEC) pelo secretário de Estado da Cultura Paulino Viapiana. A solenidade, que aconteceu no Museu Oscar Niemeyer (auditório Potty Lazzarotto), em Curitiba, reuniu os conselheiros setoriais, eleitos pela sociedade civil, os macrorregionais, escolhidos por representantes de cultura dos municípios paranaenses, e os conselheiros indicados pelo poder público que farão parte de um órgão colegiado, paritário, que integra a estrutura organizacional básica da Secretaria de Estado da Cultura.

Dentre as atribuições do Conselho estão fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas do Governo do Estado na área da cultura, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras ações.

cultura02Danilo, que é o idealizador e o curador do EnCena, festival de Teatro de Jacarezinho, partilha que: "Senti-me muito honrado e feliz com o convite para integrar o Conselho Estadual de Cultura. É uma responsabilidade muito grande, visto que representamos os agentes culturais dessa região. Espero que isso traga resultados positivos para o Paraná todo, porque esse é o espírito de todos os conselheiros". Ele explica que, com essa iniciativa, o Paraná entra na lógica do Governo Federal como Sistema Nacional de Cultura, possibilitando ainda pulverizar políticas públicas nessa área para o interior do Estado.

A criação do Conselho é a segunda etapa de um trabalho iniciado com a implantação do PROFICE lei nº 17.043/11 (em fase de regulamentação) e que será completado com a elaboração do Plano Estadual da Cultura. Essas estruturas são fundamentais para que o Paraná tenha as condições mínimas necessárias para integrar o Sistema Nacional de Cultura.

Os conselheiros titulares que fazem parte do CONSEC são:
Paulino Viapiana (presidente)
Ana Paula Frazão