UENP lança novo site

Segunda, 25 Fevereiro 2013 16:52
Potencialidades acrescidas e novo layout são marcas do novo site que mantém mesmo endereço Potencialidades acrescidas e novo layout são marcas do novo site que mantém mesmo endereço

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) lançou, na última semana, seu novo site que permanece com o mesmo endereço eletrônico (www.uenp.edu.br). Depois de meses de muito trabalho, dedicação e empenho, o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), da Instituição, concluiu o projeto da nova versão que é desenvolvida na plataforma Joomla!, considerada uma das mais poderosas do mercado atualmente para gestão de conteúdos na web. O site, desenvolvido internamente, busca criar maior funcionalidade de uso e melhor navegabilidade para os usuários. A partir de agora, o site do Campus de Cornélio Procópio também conta com um novo layout, mudança que, nos próximos meses, será estendida também para os campi de Jacarezinho e Luiz Meneghel de Bandeirantes.

O coordenador no NTI, Wellington Della Mura, pontua que o novo site propiciará uma maior aproximação com os usuários da rede e melhor navegabilidade pelo grafismo atualizado e inteligente. "O desenvolvimento do novo portal visa unificar, integrar todas informações dos principais sites utilizados na Universidade", pontua Della Mura. Ele salienta que "O processo focou melhorias tanto na interface e interação, provendo maior facilidade de uso. A reformulação busca ainda uma identidade visual para os sites oficiais da Instituição". Della Mura destaca que "Com o novo site, teremos um sistema de busca mais eficiente, integração com redes sociais para compartilhar rapidamente as informações e um sistema de notícias mais poderoso o que suportará diversos tipos de mídia, dentre muitas outras melhorias".

Rogério Matsui Guenta, coordenador de Tecnologias Educacionais da UENP, explica que para o desenvolvimento do portal foram utilizadas tecnologias de códigos abertos sob licença GPL e o sistema Joomla! utilizado por diversas instituições nacionais e internacionais como Ministério da Educação e da Comunicação do Brasil, pelo portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Ministério da Defesa da Inglaterra, Universidade de Harvard, dentre outros: "Esse software permite gerenciar, estruturar, organizar e distribuir informações, em diversos formatos como: texto, imagem, áudio, vídeo e documentos, com rapidez na internet". Matsui informa que "O site Joomlagov.info apresenta uma lista de mais de 200 países, o que totaliza 3224 sites de governo que utilizam o mesmo sistema de gerenciamento de conteúdo adotado pela UENP neste novo portal".

O reitor da UENP, Eduardo Meneghel Rando, referindo-se aos recursos adotados no projeto, acentua que: "Entendendo o processo de desenvolvimento tecnológico em permanente mudança, a UENP tem investido também em seu departamento de tecnologia que deverá, com este site e tantos outros projetos desenvolvidos, ser modelo para outras instituições no assunto. Parabenizo a todos que estiveram envolvidos neste grande projeto". O vice-reitor Rinaldo Bernardelli Junior, satisfeito pelo resultado do trabalho, também parabeniza: "Quero parabenizar a toda equipe do NTI envolvida na criação do novo site da UENP, um projeto bem sucedido e que, certamente, terá repercussão positiva tanto dentro quanto fora da Universidade". Rinaldo completa que "Sob o ponto de vista estético e funcional, temos um site mais atraente e que certamente irá propiciar uma melhor experiência de uso, de navegabilidade aos usuários da rede". Acentua ainda que "Lançar o novo site neste início de ano letivo do calendário acadêmico de 2013 é também uma forma de dizermos boas-vindas aos nossos novos alunos e um feliz ano a todos".