Universidades realizam evento sobre racismo estrutural e institucional nas IES

Terça, 26 Outubro 2021 10:45
A cerimônia de abertura conta com apresentação de Vanessa Machado, graduanda em Pedagogia, regente, professora de música e cantora. A cerimônia de abertura conta com apresentação de Vanessa Machado, graduanda em Pedagogia, regente, professora de música e cantora.

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), participa da organização do II Seminário sobre Racismo Estrutural e Institucional nas Instituições de Ensino Superior. O evento, que será realizado nos dias 28 e 29 de outubro, é uma parceria entre todas as Universidades Estaduais do Paraná.

Nesta edição, o tema do Seminário é “Racismo, antirracismo e a Base Nacional Comum Curricular”. As inscrições vão até 28 de outubro, pela página do evento

Programação

A cerimônia de abertura acontece no dia 28, às 19h30, com apresentação de Vanessa Machado, graduanda em Pedagogia, regente, professora de música e cantora. Em seguida, às 20h, terá a palestra “Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, com Leandro Bulhões (UFC), e Ivan Siqueira (USP) e mediação de Antonio Donizeti Fernandes (UENP).

No dia 29, a partir das 10h30, os participantes podem conferir “Narrativas de vida e políticas de (re)existência”, com Megg Rayara de Oliveria (UFPR), Sonia Marques (UNIOESTE) e Clodoaldo Porto Filho (UEL), sob mediação de Raquel Terezinha Rodrigues (UNICENTRO). No período da tarde, às 15h30, acontece a palestra “Ações Afirmativas – uma análise das experiências e perspectivas futuras”, com Maria Nilza Silva (UEL), Antonio Donizeti Fernandes (UENP) e Ione Jovino, e mediação de Alex Eleotério (UNESPAR).

O público ainda poderá participar dos mini-cursos: “A Presença Indígena na Universidade: Racismo e Preconceito”; “Letramento Racial Crítico e Estudos da Linguagem”; “Como a educação pode contribuir para a desconstrução do racismo?”; e “Escritoras Negras na Literatura e a contribuição das obras para a formação antirracista do leitor”.

Tema: Racismo, antirracismo e a BNCC
Data: 28 e 29 de outubro de 2021