UENP realiza colação de grau da 50ª turma do curso de Direito

Sexta, 18 Março 2022 17:29

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, na quinta-feira (17/03), a colação de grau da 50ª turma do curso de bacharelado em Direito – Campus de Jacarezinho. A solenidade, presidida pela reitora da Universidade, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, foi a primeira a ser realizada presencialmente desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Durante o evento, a reitora parabenizou os recém-formados. “Este dia de imensa felicidade em que se completa uma fase importante de suas vidas é também muito especial para mim. Sinto-me extremamente honrada e emocionada, pois não é segredo minha admiração e meu profundo respeito pelo curso de Direito da UENP, que tem trilhado, em toda sua história, caminho exitoso, de grandes conquistas e reconhecimentos, como o mais recente Selo OAB Recomenda, que recebemos ontem em Brasília”, celebrou a reitora.

Na ocasião, a reitora fez um apelo aos novos profissionais de Direito. “Sejam embaixadores da UENP pelo mundo. A UENP é, hoje, cada um de vocês, muito além das nossas salas de aula. Por isso, busquem exercer suas funções com correção, decoro e, acima de tudo, honestidade, para assim contribuir para o engrandecimento do nosso estado e país”, acrescenta Fátima.

Durante o discurso, Fátima também parabenizou o curso pela colação de grau da 50ª turma. “Olhar para trás nos permite dizer de nossa destacada atuação na formação qualificada de recursos humanos que muito tem contribuído para um Brasil melhor e mais justo. Parabéns, professores e agentes universitários!”, conclui.

Em seu discurso para os formandos, o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus de Jacarezinho, Luiz Fernando Kazmierczak, recordou a história do curso. “O curso de Direito, em Jacarezinho, surgiu pela inspiração de idealistas profissionais do Direito que queriam trazer para o interior do Estado do Paraná algo que só se conseguia na capital: um curso jurídico de excelência”, mencionou Kazmierczak. O docente também destacou a importância de todos os diretores que fizeram parte da história do curso ao longo de mais de 50 anos.

Kazmierczak parabenizou os alunos, além de convocá-los a promover a justiça. “Busquem a construção de uma sociedade justa, minimizando as desigualdades sociais que tanto tempo insistem em permanecer nesse país. Façam a justiça, mas não sejam justiceiros. E sempre se guiem pela ciência”, destacou o diretor. “Recebam, meus caros formandos da 50ª turma de Direito, nossos cumprimentos, que estendemos também, efusivamente, aos vossos queridos pais e aos tantos amigos de caminhada”, finaliza.

A oradora da turma, Vitória Sumaya Yoshizawa Tauil, destacou a trajetória dos colegas de turma durante o curso. “Há cinco anos, éramos ainda mais jovens e ingênuos, mergulhados no mais profundo devaneio da inocência. Meio a este mar, sonhar. Todos nós somos movidos por sonhos e, nós, formandos, por um momento, compartilhamos do mesmo sonho: o Direito e hoje, ele se concretiza”, comemora a recém-formada.

Participaram também da solenidade o diretor em exercício do Campus de Jacarezinho, Maurício de Aquino; o coordenador do curso de Direito, professor Antonio José Saviani da Silva; a professora Carla Bentoncini, escolhida como nome de turma; o professor Gustavo Henrique Paschoal, patrono; e a professora Gabriela Lopes Cirelli, paraninfa da turma. Além disso, o evento contou com a participação dos professores homenageados, Gabriele Delsasso Lavorato, Ricardo Pinha Alonso e Rogério Piccino Braga, e a funcionária Izaulina da Silva Souza Belmiro, além de familiares e amigos dos formandos.

Última modificação: Terça, 29 Março 2022 13:20