Paraná Fala Idiomas seleciona bolsistas para projeto que apoia vinda de cientistas ucranianas

Terça, 29 Março 2022 11:49

O Paraná Fala Idiomas (PFI) lançou edital de seleção para atuação no Projeto “Português como Língua Adicional", em apoio à vinda de cientistas ucranianas. O projeto é uma ação Pfi, em atendimento ao Programa Paranaense de Acolhida a Cientistas Ucranianas, idealizado pela Fundação Araucária com apoio da Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Segundo a coordenadora estadual do Pfi, doutora Eliane Segati Rios, "o projeto atuará de forma estratégica no acolhimento das cientistas ucranianas, bem como de seus dependentes, quando houver, para, por meio do idioma, facilitar a inserção cultural, linguística, social e acadêmica em nosso Estado".

O projeto selecionará, em nível estadual, sete bolsistas da área de Letras para atuação por tempo determinado no projeto “Português como Língua Adicional para Imigrantes”, ofertado de modo remoto. A seleção contemplará dois bolsistas na categoria de Orientador Pedagógico, com bolsa-auxílio, no valor de R $1.288,00 e cinco bolsistas na categoria de profissional graduado, com bolsa de R $2.500,00.

Os interessados devem acessar os editais para consultar requisitos e demais informações. As inscrições serão realizadas exclusivamente por correio eletrônico, no endereço , até às 23h59 do dia 10 de abril.

Projeto

O projeto “Português como Língua Adicional para Imigrantes” tem como objetivo implementar a oferta de ensino de português como língua adicional, como forma de apoio emergencial à inserção linguística, social e cultural das cientistas ucranianas, em atendimento ao Programa Paranaense de Acolhida a Cientistas Ucranianas.

O Programa Paranaense de Acolhida a Cientistas Ucranianas, foi idealizado pela Fundação Araucária com apoio da Seti, ao oportunizar às cientistas das universidades ucranianas o acolhimento e integração nas universidades do estado do Paraná para desenvolvimento de pesquisas.

PFI

É um Programa Estratégico da Seti, com apoio do Fundo Paraná, a fim de dar suporte às ações de internalização, em prol do desenvolvimento e do fortalecimento da ciência e tecnologia. Participam do Pfi as sete universidades estaduais do estado do Paraná (UEL, UEM, UEPG, Unicentro, Unioeste, UENP e Unespar).

Última modificação: Terça, 29 Março 2022 12:01