UENP promove campanha de coleta de lâmpadas em Jacarezinho

Quarta, 30 Março 2022 08:57

Na semana de 28 de março a 8 de abril, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), a Prefeitura de Jacarezinho e a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente (SEMAGRI) promovem campanha para coleta de lâmpadas. A reitoria da UENP será um dos pontos de coleta.

A parceria visa o descarte adequado de lâmpadas para que esses produtos não contaminem o solo e os rios, causando prejuízos ao meio ambiente. Serão vários pontos de coleta na cidade de Jacarezinho que visam facilitar a ação de descarte consciente por parte da população.

Segundo a SEMAGRI, descartar lâmpadas fluorescentes usadas incorretamente pode ser muito nocivo para a saúde humana. Isso porque, no interior dela existe um componente químico muito perigoso à saúde: o mercúrio, metal pesado e tóxico. Portanto, processos realizados em locais especializados são responsáveis por retirar e descontaminar lâmpadas fluorescentes, assim elimina-se a possibilidade de poluição ambiental.

A coordenadora da Assessoria de Gestão das Políticas de Sustentabilidade (AGPS) e engenheira ambiental, Johicy Parra, destaca que “parcerias como essa entram no previsto na política de sustentabilidade da instituição e reafirma o papel social da universidade, de promover a educação e ser exemplo na sociedade”.

Serão coletados todos os tipos de lâmpadas: lâmpadas fluorescentes tubulares, lâmpadas de vapor metálico, lâmpadas de vapor de sódio, lâmpadas compactas, lâmpadas de luz mista, tubos de vidro, bulbos de vidro e lâmpadas LED. O material coletado será encaminhado para reciclagem especializadas.

Confira os pontos de coleta:

Reitoria da UENP - Avenida Getúlio Vargas, 850
Prefeitura de Jacarezinho - Rua Coronel Batista, 335