Central de Laboratórios da UENP realiza primeiro Workshop

Segunda, 07 Março 2022 14:01
A CLMU da UENP tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento de atividades de pesquisa, extensão, tecnologia e inovação da Universidade. A CLMU da UENP tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento de atividades de pesquisa, extensão, tecnologia e inovação da Universidade.

A Central de Laboratórios Multiusuários da Universidade Estadual do Norte do Paraná (CLMU/UENP) realizou, nos dias 03 e 04 de março, o primeiro Whorkshop da CLMU. O evento aconteceu nos campi de Cornélio Procópio e de Bandeirantes.

No dia 03, a programação aconteceu no Campus de Cornélio Procópio, com a apresentação dos documentos da Central de Laboratórios, seguida do reconhecimento dos laboratórios multiusuários do CCP. Na parte da tarde, foram apresentados os projetos do laboratório de Genética Molecular, de Ensaio com Inimigos Naturais e de Botânica.

Dia 04 de março, as atividades aconteceram no Campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes, na parte da manhã com a visita aos laboratórios multiusuários do CLM e a apresentação dos projetos do DIAGMOL LAB. No período da tarde, aconteceu a apresentação dos projetos do laboratório de Análises de Solos e Tecido Vegetal, de Bioquímica e Morfologia Experimental e de Genética e Biologia Molecular. Também foi discutido o futuro da CLMU e o Projeto FINEP.

CLMU-UENP

A Central de Laboratórios Multiusuários da UENP é um conjunto de laboratórios que abrigam equipamentos patrimoniados e de uso compartilhado, cujo objetivo é apoiar o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão, desenvolvimento tecnológico e inovação da Universidade.

Regulamentada pela Resolução 09/2021 CEPE-UENP, a gestão da Central de Laboratórios Multiusuários é realizada por um Comitê Gestor vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPG) e à Diretoria de Pesquisa da UENP.

Fazem parte da CLMU-UENP os laboratórios de diagnósticos moleculares (DiagMol Lab); de análise de solo e tecido vegetal; de Genética e Biologia Molecular; e de Bioquímica e Morfologia Experimental (LaBiMEx), no Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes. E os laboratórios de Botânica; de Ensaios com Inimigos Naturais de Pragas e de Genética Molecular, no Campus de Cornélio Procópio.

Os equipamentos patrimoniados e alocados na CLMU foram adquiridos por meio de projetos financiados com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação Araucária de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), bem como por recursos próprios, e sua utilização compartilhada de equipamentos viabiliza a otimização de recursos financeiros, físicos e humanos.

O Programa Institucional Bolsa-técnico da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA), visa conceder bolsas para suprir a necessidade de profissionais especializados nos laboratórios multiusuários das instituições de ensino superior e de pesquisa do Estado do Paraná.

Última modificação: Quinta, 31 Março 2022 14:39