Inscrições para Vestibular dos Povos Indígenas terminam no sábado, 30

Quarta, 27 Abril 2022 08:12

As inscrições para o Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem até o próximo sábado, 30 de abril. O processo seletivo oferece 52 vagas nas sete Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) e na Universidade Federal do Paraná (UFPR), para ingresso no ano letivo de 2022. As provas serão realizadas nos dias 12 e 13 de junho, nas cidades de Manoel Ribas, Nova Laranjeiras, Santa Helena, Mangueirinha, Londrina, Tamarana (Apucaraninha) e Curitiba.

Para realizar a inscrições, clique AQUI

O Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná faz parte das vagas para ações afirmativas, instituídas por meio da Lei de Cotas, nº 12.711, em 29 de agosto de 2012. No Paraná, a Comissão Universidade para os Índios (CUIA) da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), as sete IEES e a UFPR, reúnem-se para promover um único processo seletivo por ano.

O estudante de Medicina da UEL, Rodrigo Tupã Luis, pontua que o Vestibular dos Povos Indígenas oportuniza a formação em áreas específicas do conhecimento para que tenham acesso a uma profissão. “Através disso a gente se forma e volta para a comunidade para aplicar, seja na educação ou na saúde, a forma diferenciada de se trabalhar com a comunidade indígena e ninguém melhor do que nós indígenas para fazermos isso”, expõe Rodrigo. Clique AQUI para conhecer Rodrigo Tupã.

O estudante de medicina compartilha que sua principal dificuldade ao ingressar no ensino superior foi em relação à língua portuguesa, afinal sua língua materna é a Avá-guarani. “É difícil, mas não é impossível. Nós indígenas somos resistentes e não podemos desistir por conta de qualquer dificuldade ou barreira que vamos encontrar no caminho”, expressa Rodrigo.

O estudante de pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranavaí, Cleber Kronun, convida a comunidade indígena a ocupar espaços nas Universidades, já que também são seus lugares por direito. “Parentes, nós indígenas temos que fazer o curso superior para ver como funcionam as coisas e para termos o conhecimento, porque a universidade também é nosso lugar”, afirma Cleber. Clique AQUI para conhecer Ckeber Kronun.

O estudante de pedagogia orienta os interessados a estudarem as matérias que vão cair na prova e também a redação, para estarem preparados para realizar o Vestibular dos Povos Indígenas e “vocês ocuparem o lugar de vocês, meus parentes”, diz Cleber.

Em cada edição, uma Universidade fica responsável pela coordenação do Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. Desta vez, é a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) que promove o processo seletivo, em parceria com a Universidade Estadual do Norte no Paraná (UENP), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), UFPR e CUIA vinculada a Seti.

Serviço:

XXI Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná