NEABI da UENP participa de marcha antirracista em Londrina

Quarta, 11 Mai 2022 10:15

O Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas da Universidade Estadual do Norte do Paraná (NEABI/UENP) participará, nesta quinta-feira, 12, da marcha antirracista e pela diversidade no campus da Universidade Estadual de Londrina, organizada pelo movimento “UEL na Luta contra o Racismo”. A marcha foi organizada após denúncias de conteúdo racista escrito em banheiros da UEL.

A concentração terá início às 10h, no Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca), e, na sequência, os manifestantes marcharão até o pátio do Restaurante Universitário (RU). Às 11h30, serão realizadas atividades culturais indígenas e, a partir das 12h30, haverá um show-protesto com Cecília Bandeira e o Samba do Sereno.

O coordenador do NEABI UENP, professor-doutor Antonio Donizete Fernandes, destaca a importância da manifestação na instituição. “Essa situação não diz respeito só a UEL. Por isso é importante tomarmos posicionamento no combate a esta prática que em nossos dias, mais do que tudo, precisa ser combatida”, assevera.

Em 2019, para ampliar o debate e o enfrentamento ao racismo estrutural na sociedade e nos espaços de aprendizagem, o Andes-SN lançou a “Cartilha de Combate ao Racismo”. O material aborda temas como a construção do racismo na sociedade brasileira, a centralidade do feminismo negro na luta antirracista, a lei de cotas e as comissões de heteroidentificação. O texto foi elaborado pelo Grupo de Trabalho de Políticas de Classe, Étnicorracias, Gênero e Diversidade Sexual (GTPECGDS).

Última modificação: Sexta, 13 Mai 2022 12:16