UENP sediará workshop sobre Parque Tecnológico Virtual

Terça, 19 Março 2013 16:13 por Rogério Matsui Guenta

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) sediará, na sexta-feira (22/03), um workshop para a apresentação do projeto de implantação do Parque Tecnológico Virtual do Paraná (PTV – PR) na região. O encontro, que será coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar), acontecerá no anfiteatro do PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional (antiga Fafija), em Jacarezinho, a partir das 9h. Para a realização dos trabalhos, é esperada a participação de empresários e gestores municipais da região, instituições de pesquisas, representantes de associações e centros promotores de empreendedorismo, tecnologia e inovação. O evento será dirigido pelo secretário da SETI, Alípio Leal, e pelo presidente do Tecpar, Júlio César Félix.

O PTV pretende atrair e trabalhar no desenvolvimento e na fixação de empresas de base tecnológica em todo território paranaense. Busca ainda promover a integração de ativos de inovação tecnológica e empresas de base tecnológica do Paraná em uma mesma plataforma virtual para incentivar a cooperação entre estas, governo, academia e entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Instituições de pesquisa, universidades, empresas, centros de promoção de empreendedorismo e incubadoras de qualquer município do Paraná poderão participar do Parque.

As empresas que aderirem ao PTV se beneficiarão do uso de serviços tecnológicos credenciados e serão acompanhadas de perto por um parque tecnológico, uma incubadora ou um núcleo de inovação, denominadas instituições âncora. A plataforma virtual terá ferramentas de gestão, interação e inteligência competitiva, que possibilitarão diagnósticos e correções para a aceleração da inovação no Paraná. O projeto será governado por meio de um comitê gestor que terá membros do governo do Estado, representantes da academia e do setor produtivo. O Tecpar, instituição responsável pela coordenação técnica do projeto, será o órgão do governo na direção da iniciativa.

O programa PTV-PR conta com parceria da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) para identificar junto ao setor produtivo e selecionar as empresas que serão beneficiadas com os recursos de incentivo à inovação – micro e pequenas empresas; e do Tecpar, na seleção e adesão das empresas ao Parque Tecnológico Virtual. O encontro realizado na UENP será o quinto de uma série de workshop regionais sediados pelas sete universidades estaduais.

Inauguração

Às 14h, haverá inauguração da Incubadora do Parque Tecnológico do Norte Pioneiro na cidade, projeto que surge como estratégia para impulsionar o desenvolvimento dos municípios da região a partir da atração de empresas de base tecnológica inovadoras. Para o evento, está programado workshop sobre o Parque, empreendimento instalado inicialmente em Jacarezinho (localizado próximo à entrada da cidade, no Jardim São Luiz, com mais de 120 mil metros quadrados de área total e 2,5 mil metros quadrados de área construída), deverá ser expandido gradualmente por toda a região, com leis de incentivo à inovação e apoio das diversas instituições publicas e privadas envolvidas.

O Parque Tecnológico do Norte Pioneiro é integrado, além do Tecpar e da UENP, pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae / PR, regional norte), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/PR), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Departamento de Estradas e Rodagem (DER), prefeitura de Jacarezinho e Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi).

Com informações da SETI

Última modificação: Segunda, 25 Março 2013 14:48