Numape e Neddij da UENP recebem visita técnica da coordenação estadual dos programas

Quarta, 08 Junho 2022 09:52
A visita teve o objetivo de acompanhar o trabalho dos programas, apresentar a diretriz e a função de cada núcleo. A visita teve o objetivo de acompanhar o trabalho dos programas, apresentar a diretriz e a função de cada núcleo.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) recebeu, na segunda-feira (06/06), a visita das professoras Amália Regina Donegá e Claudete Carvalho Canezin, coordenadoras estaduais do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (Neddij) e do Núcleo Maria da Penha (Numape), respectivamente. A reunião foi determinada pelo comitê gestor da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF/SETI), financiadora dos programas. Durante a visita, as professoras conheceram as instalações dos programas no Centro de Ciências Sociais Aplicadas, no Campus de Jacarezinho, e acompanharam as atividades in loco.

A professora Claudete parabenizou os programas da Universidade e incentivou a continuidade do trabalho que, segundo ela, é de excelência. “Tanto o Neddij quanto o Numape estão fazendo um trabalho de excelência, mostrando que a universidade é de extensão, é de atendimento à comunidade que precisa de acesso jurídico e não tem recursos financeiros”, ressalta. “Desejamos que a UENP continue trabalhando nesta linha, nesse perfil de atendimento jurídico e psicológico para a comunidade carente, pois é esse o objetivo”, acrescenta Claudete.

A reitora da UENP, professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, ressalta que a atuação do Numape e Neddij da UENP são essenciais para a garantia da assistência jurídica e psicológica da população mais pobre do município de Jacarezinho. “Nossos núcleos tornaram-se referência em Jacarezinho pelo trabalho especializado no âmbito da proteção à mulher, à infância e à juventude. Essa visita in loco que recebemos da Coordenação Estadual é um importante momento para que possamos apresentar o trabalho desenvolvido e o impacto positivo que o investimento tem gerado para a nossa comunidade”.

Para o coordenador do Numape na UENP, professor Fernando Brito, é importante a proximidade da coordenação estadual com o Núcleo, para aprimorar o atendimento prestado e assim suprir as expectativas do Governo do Estado. “O Numape é um importante serviço público, um projeto estratégico para a mulher vítima de violência. Nós não só asseguramos acesso à justiça, mas, principalmente, acolhemos as mulheres de forma multiprofissional e integral, através do atendimento jurídico e psicológico”, destaca o professor.

O coordenador do Neddij na UENP, professor Luiz Fernando Kazmierczak, destaca a importância em ter o contato mais próximo com a Coordenação Estadual. “Apresentamos as atividades desenvolvidas, as formas de atuação e com isso buscamos o aprimoramento do Núcleo. Ainda destaco o apoio dado à nossa atividade através do Estado e o suporte necessário para continuidade do programa na instituição”.

Segundo a professora Claudete, as visitas técnicas ocorrerão em todos os Numapes e Neddijs do Estado do Paraná, com o intuito de apresentar a diretriz e a função de cada núcleo. Na UENP, as coordenadoras foram recebidas ainda pelo vice-reitor Fabiano Gonçalves Costa, pela pró-reitora de Extensão e Cultura, Simone Castanho; e pelo diretor de Extensão, Rui Gonçalves Marques Elias.