UENP realizará Seminário de Gestão Municipal de Cultura

Quarta, 10 Abril 2013 16:01

Nesta sexta-feira (12/04), a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), e a 15ª Regional de Cultura do Paraná promovem o "Seminário de Gestão Municipal de Cultura: O Sistema Nacional de Cultura e a Transversalidade das Políticas Culturais". O evento contará com representantes dos Governos Estadual e Federal para debater com gestores municipais os passos para a implementação do Sistema Nacional de Cultura no Norte Pioneiro. O Seminário será realizado no auditório do PDE/PROEC do Campus Jacarezinho a partir das 13h.

O diretor do Sistema Nacional de Cultura e Programas Integrados do Ministério da Cultura, Bernardo Machado, abrirá o evento com a palestra: "O Sistema Nacional de Cultura: bases conceituais, jurídicas e institucionais". Na sequência, os participantes poderão acompanhar a palestra: "Gestão Municipal de Cultura e Suas Transversalidades" que será conduzida por Maurício Stunitz Cruz, coordenador de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura e vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura do Paraná.

O Sistema prevê uma integração das políticas públicas na área nos níveis federal, estadual e dos municípios. O objetivo do evento é firmar compromisso para essa adesão para que os municípios possam, a partir desse ponto, introduzir a estrutura política e jurídica para essa finalidade, criando assim o Conselho, Plano e Fundo, o chamado "CPF da Cultura".

O intuito de todo o trabalho é também aprofundar o processo de democratização das políticas e descentralização das decisões que contaria com o Conselho Municipal de Cultura como forma do controle social. No mesmo sentido dessa política, já há casos avançados como o projeto do SUS - Sistema Único de Saúde e o SUAS - Sistema Único de Assistência Social, mas que em relação à Cultura a questão é mais complexa, devido às múltiplas linguagens artísticas e expressões, por conta da diversidade do tema.

O reitor Eduardo Meneghel Rando destaca que "A UENP trabalha no sentido de oportunizar, intermediar e mediar o processo de informação, conhecimento e apoio à gestão democrática da Cultura e do acesso aos recursos e incentivos para o fomento de expressões culturais em cada município do Norte Pioneiro, na área de abrangência da universidade, por isso propôs o evento".

Última modificação: Segunda, 15 Abril 2013 08:56