DiagMol Lab promove pesquisa sobre vírus da covid-19 na Comunidade Universitária

Sexta, 24 Fevereiro 2023 11:46
As coletas de amostras de saliva acontecem nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1 de março, nos três campi da UENP e na Reitoria As coletas de amostras de saliva acontecem nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1 de março, nos três campi da UENP e na Reitoria

O Laboratório de Diagnósticos Moleculares (DiagMol Lab) da Universidade Estadual do Norte do Paraná, realizará, nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1 de março, a coleta de amostras de saliva na comunidade universitária. Por meio desta, será identificada a presença do vírus, e posteriormente se há variantes ou não nessa amostra. A pesquisa visa obter um recorte temporal da circulação do vírus na comunidade acadêmica.

O laboratório, coordenado pelo professor Fabiano Gonçalves Costa, no Campus Luiz Meneghel de Bandeirantes, tem focado seus interesses de pesquisa no Sars-cov-2, vírus responsável pela pandemia que vivemos. Segundo o coordenador, ao longo desse tempo pandêmico, a Universidade foi preparando este laboratório, para que tivesse capacidade técnica de trabalhar com a pesquisa molecular, e hoje propiciar a pesquisa de genes de interesse, que são aqueles pesquisados para identificar resultados positivos ou negativos na infecção.

“O advento deste laboratório para a nossa Universidade, nos trouxe uma capacidade técnica de pesquisa muito grande, nos igualando a todos os laboratórios e Universidades cuja pesquisa com o Sars-cov-2, foi tão importante para que pudéssemos vencer as etapas da pandemia da covid-19”, coloca o professor.

A pesquisa, elaborada como uma resposta de contribuição científica da Universidade, a fim de vencer as etapas da pandemia da covid-19, será realizada no campus de Cornélio Procópio no dia 27 de fevereiro, em Jacarezinho no dia 28, e em Bandeirantes no dia 1 de março, com a coleta de amostras de salivas dos voluntários. A orientação é que não seja ingerido nenhum alimento nos 30 minutos anteriores à coleta.