Apresentação ao Conselho de Educação evidencia UENP no caminho da excelência

Terça, 11 Abril 2023 13:06

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), representada pelo reitor, Fábio Antonio Néia Martini, participou, na segunda-feira (10/04), da Reunião Ordinária da Câmara do Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE-PR), realizada presencialmente em Curitiba.

Na reunião, conduzida pelo presidente do CEE, João Carlos Gomes, e pela conselheira titular, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, o chefe de Gabinete da Reitoria da UENP, Mateus Luiz Biancon, apresentou ao Conselho a estrutura da Universidade e dados e situação de desenvolvimento de projetos das pró-reitorias de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação, Extensão e Cultura, das coordenadorias de Relações Internacionais, de Educação a Distância e Núcleo de Apoio ao Estudante.

O professor também explicitou o impacto da UENP na região norte do estado do Paraná através das ações das pró-reitorias e coordenadorias acadêmicas. “Foi uma excelente oportunidade para falar sobre a UENP, apresentando suas ações, conquistas e desafios. Este contato com o Conselho foi muito importante por oportunizar a discussão de temas que são muito relevantes para o ensino superior”, comenta Mateus.

Conforme explica o chefe do Gabinete, a apresentação formal da Universidade ao Conselho é uma ação interna para conhecer as Instituições de Ensino Superior e a UENP foi convocada para fazer essa apresentação geral da Universidade aos conselheiros. “A partir da apresentação, surgem debates que possibilitam pensar políticas públicas relacionadas à Universidade”, finaliza.

O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, destacou a importância de estreitar laços com o CEE. “O Conselho participa ativamente das decisões e rumos que as universidades tomam dentro do Estado do Paraná. Através dessa apresentação, que mostra a UENP como ela é, é possível facilitar o diálogo e pensar mais formas de a Universidade continuar seu processo de desenvolvimento. Muitas ações acadêmicas que foram apresentadas mostram que a nossa Instituição segue no caminho da excelência”, enfatiza.

Para Fábio, a UENP se encontra, atualmente, num patamar elevado também por conta da boa gestão anterior. “A Universidade se encontra neste caminho de excelência porque a recebemos e estamos dando continuidade a uma ótima administração que ocorria, o que facilitou nossa caminhada no atual momento”, comemora.

Além do reitor e do chefe do Gabinete, participaram da reunião ordinária do CEE-PR os pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Jorge Sobral da Silva Maia; de Extensão e Cultura, Rui Gonçalves Marques Elias; e de Graduação, Juliana Telles Faria Suzuki, que elaboraram o material da apresentação e ficaram à disposição para esclarecimentos; além do coordenador de Ensino Superior da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fabiano Gonçalves Costa.