UENP participa do maior evento de internacionalização da América Latina

Terça, 25 Abril 2023 15:29
(Esq. para a dir.) André Duarte, Eliane Segati, Fábio Martini, Fábio Senefonte e Mateus Biancon durante Conferência Faubai 2023 (Esq. para a dir.) André Duarte, Eliane Segati, Fábio Martini, Fábio Senefonte e Mateus Biancon durante Conferência Faubai 2023

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) participou da Conferência Faubai 2023, realizada entre os dias 15 e 19 de abril, em Belo Horizonte-MG. O evento, que é o maior de internacionalização do ensino superior da América Latina, promovido anualmente pela Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), reuniu representantes de 23 países, além de reitores, pró-reitores e representantes de diversas instituições de ensino superior.

O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, comentou que, com um evento dessa magnitude, os intercâmbios e futuros acordos de cooperação entre as universidades são facilitados. “Conseguimos, inclusive, durante a Conferência, avaliar novos convênios com a Universidade de Torino, da Itália. Serão avaliadas, futuramente, quais são as parcerias que as universidades podem oferecer junto à proposta que temos de cursos na nossa Instituição”, explica.

Fábio comemorou também a possibilidade de nova parceria entre o Ministério da Educação e as Instituições Estaduais de Ensino Superior. “Durante o evento, houve um momento muito importante em que o MEC expôs que grande parte das bolsas de pesquisa, cerca de 95%, saem das universidades federais e estaduais. Com essa informação, agora o MEC considera ampliar as propostas de parceria também com as universidades estaduais, o que, para nós, é motivo de vitória”, festeja o reitor.

Para o coordenador de Relações Internacionais da UENP, Fábio Henrique Rosa Senefonte, a participação da UENP na Faubai representa a oportunidade de conhecimento das principais discussões e resultados de pesquisas sobre práticas contemporâneas de internacionalização no ensino superior. “Além disso, é o momento em que a Universidade tem a chance de interlocução efetiva com instituições de diferentes países e, a partir disso, articular potenciais parcerias em diferentes âmbitos da internacionalização”, argumenta.

ATIVIDADES PARALELAS

Os representantes da UENP participaram também de uma reunião com a Câmara de Internacionalização da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, da qual o reitor Fábio Martini e a professora Eliane Segati Rios fazem parte, respectivamente, como presidente e secretária.

Dos 27 membros que fazem parte da Câmara, 20 estiveram no evento. Na ocasião, o reitor relata que foi proposto um possível fórum de internacionalização ainda para o mês de novembro deste ano.

Além da Universidade de Torino, na Itália, e da Universidade de Toulouse – Jean Jaures, na França, houve discussões de parceria com a Universidade de La Frontera, do Chile, com a qual a UENP já tem convênio formalizado, para alinhar ações específicas, e com a embaixada da Austrália, em conjunto com as sete Instituições de Ensino Superior do Paraná.

Participaram da Conferência Faubai 2023, além do reitor da UENP, do coordenador de Relações Internacionais da UENP, e da professora Eliane Segati, assessora Internacional da Fundação Araucária, o chefe do Gabinete da Reitoria, Mateus Luiz Biancon.

Com informações do Ministério da Educação.

Última modificação: Terça, 25 Abril 2023 16:08