UENP divulga inscrições para Coral Popular

Segunda, 10 Julho 2023 15:46
As inscrições para participar do Coral Popular da UENP vão até o dia 20 de agosto As inscrições para participar do Coral Popular da UENP vão até o dia 20 de agosto

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, divulga a abertura das inscrições para o projeto “Coral Popular da UENP”. Vinculado ao Programa de Desenvolvimento da Região Norte do Paraná, o projeto implementará o coral nos três campi da instituição. A ação pretende promover a manutenção e difusão das manifestações e experiências das camadas populares da região. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 20 de agosto.

De acordo com o diretor de Cultura da UENP, James Rios, o projeto representará a UENP e a cultura do Norte do Paraná em diversos eventos da região. “O Coral Popular é uma importante iniciativa da nossa Universidade. Trata-se de mais um projeto institucional que tem por objetivo ofertar uma atividade musical em todos os campi e, na mesma perspectiva, difundir e divulgar a produção musical popular de nossa a região. Pretendemos fazer um trabalho assentado na experiência cultural do nosso território”, destaca.

A seleção dos novos coralistas será realizada pelo regente Lucas Marin, que também será responsável por ministrar palestras, minicursos e apresentações culturais em eventos institucionais da UENP. Não é necessária experiência musical, o único pré-requisito para participar é ter mais de 17 anos. Após o envio da ficha de inscrição, os candidatos devem agendar uma audição com o regente para classificação de extensão vocal.

Lucas, que já regeu alguns corais em São Paulo, explica que as atividades são ações de extensão universitária e abertas a toda a população com ou sem vínculo com a UENP. “Trata-se de um projeto de extensão voltado também para a comunidade externa. O objetivo fundamental é a formação do próprio grupo para prática musical”, afirma.

Segundo o regente, o projeto está relacionado à atividade de pesquisa do Grupo Mapeamento Cultural. “A intenção é que o coral seja um local que possa funcionar como um laboratório musical onde divulgaremos a música popular tradicional da região Norte do Paraná. Dessa forma teremos um direcionamento estético bem definido, qual seja a música popular brasileira tradicional oriunda de grupos, comunidades e artistas locais”, explica Lucas.

Os novos cantores participarão da agenda de eventos culturais e institucionais da UENP no segundo semestre de 2023. Para Marin, entre as atribuições da atividade coral estão o ensino musical, vivências em performance artística, senso de coletividade e desenvolvimento de habilidades sociais.

Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição via formulário online disponível AQUI.

Última modificação: Terça, 11 Julho 2023 09:43