AGEUNI analisa propostas de parcerias entre a UENP e empresas da região

Terça, 11 Julho 2023 15:00

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, no dia 10 de julho, a segunda reunião do Comitê Gestor da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (AGEUNI). O grupo, formado por representantes de diversas entidades do Norte Pioneiro, analisou 14 propostas apresentadas por empresas, startups, associações, cooperativas e organizações não-governamentais de vários municípios da região que buscam parcerias com a UENP para desenvolvimento de seus projetos. A reunião foi realizada no Gabinete da Reitoria.

Durante a reunião, o reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, comentou a importância das parcerias entre o setor público e o privado. “É bastante animador ver tantas instituições interessadas em firmar parceria com a Universidade. Sabemos que esse é um caminho que favorece o fortalecimento da nossa região. A colaboração entre a UENP, prefeituras e empresas é um acelerador do desenvolvimento e, por meio de projetos e pesquisas, pode vir a impulsionar o Norte Pioneiro de forma geral”, destacou.

A diretora da Agência de Inovação Tecnológica (AITEC) da UENP, Mayra Gallo, destacou que todas as propostas deliberadas foram submetidas ao primeiro edital da AGEUNI sobre pesquisa e desenvolvimento. “Foi bastante positiva a participação de empresas do Norte Pioneiro. Ficamos realmente muito satisfeitos. Unir o setor público e privado visando ao desenvolvimento desses projetos é nosso objetivo principal”, explicou.

O comitê da AGEUNI também analisou as documentações enviadas pelas iniciativas privadas. “Das 14 propostas que nós avaliamos ontem, apenas três foram desclassificadas, duas não atendiam ao objetivo do edital, que, nesse momento, era o apoio a propostas que fossem apenas de pesquisa e desenvolvimento. Já a outra não encaminhou um dos documentos necessários para a classificação, que era justamente a proposta simplificada do edital”, expôs.

“Essas propostas são bem representativas para a nossa região. Diferentemente do que aconteceu em algumas regiões, aqui, no Norte Pioneiro, houve bastante interesse por parte das empresas, o que entendemos ser algo muito positivo e relacionado à atividade do nosso Sistema Regional de inovação, o SRI-NP”, acentuou.

Mayra destaca, ainda, que as duas propostas que não atenderam ao objetivo do edital foram indicadas para serem demandas atendidas pelo programa AGEUNI. “Entendemos que são propostas que se encaixam de outras formas na Agência. Elas vão se encaixar como demandas de construção de centro de inovação ou extensão tecnológicas, que também são temas relacionados à inovação”, finalizou.

As prefeituras de Jacarezinho, Santo Antônio da Platina e Assaí apresentaram iniciativas que visam não apenas à sustentabilidade ambiental, mas também à expansão econômica e social dos municípios. As outras propostas apresentadas são as das entidades Agribela Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias Biológicas e ClicNet, de Bandeirantes; Associação do Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro do Paraná (ASRI), de Jacarezinho; BBA Indústria Química Ltda, de Jacarezinho; Associação Comercial e Empresarial de Cornélio Procópio; Instituto Federal do Norte do Paraná (IFPR) - Campus Jacarezinho; Kono Odontologia e Forlogic Software, de Cornélio Procópio; Associação Cambaraense de Agricultores Familiar, de Cambará; Magno JET Indústria, de Ibaiti; e Associação Norte Velho dos Produtores Rurais de Jaboti, Japira, Pinhalão e Tomazina.

O Comitê Gestor da AGEUNI se reúne bimestralmente. Além do reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, e da diretora-geral da AITEC, Mayra Gallo, participaram da reunião o pró-reitor de Extensão e Cultura da UENP, Rui Gonçalves Marques Elias; Naira Giselle Pizzatti, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP); Marcos Minghini Coelho Loureiro, da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP); Anderson José Kakol, do Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar); William Rodrigo Scapini Teodoro, da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (FETRANSPAR); Odemir Capello, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Jacarezinho; Angélica Cristina Cordeiro Moreira, da ASRI; Hugo Emmanuel da Rosa Corrêa, do IFPR – Campus Jacarezinho; Felipe Haddad Manfio, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Cornélio Procópio; e Leandro de Almeida Lima, da Prefeitura Municipal de Jacarezinho.

Programa AGEUNI

O programa AGEUNI foi criado para execução dos mecanismos de integração entre universidade, empresa, governo e sociedade. A AGEUNI atua em quatro eixos. O primeiro eixo, de Parceria Universidade – Empresa; o segundo, de Inovação e apoio para microempreendedor individual, micro e pequenas empresas, cooperativas, associações e empreendimento solidários; o terceiro, Universidade Empreendedora; e o quarto eixo, Universidade e Desenvolvimento Regional Sustentável.

Última modificação: Terça, 11 Julho 2023 15:31