Governo Federal abre votação para garantir financiamento para assistência estudantil

Quarta, 12 Julho 2023 15:36

O Plano Plurianual Participativo (PPA) está com votação aberta para a escolha de Programas do Governo Federal. No eixo Educação, a Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), da qual a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) faz parte, conseguiu a inclusão da proposta que visa garantir financiamento para a assistência estudantil e para projetos de fornecimento das universidades públicas federais, estaduais e municipais, como prioridade do Grupo de Trabalho de Educação. No entanto, para a efetivação da proposta, é necessária a legitimação popular por meio de votação.

Segundo a proposta enviada pelo presidente da ABRUEM, Odilon Máximo, com a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), as universidades públicas passaram a receber alunos de diversas unidades da Federação criando uma necessidade de atendimento as demandas de moradia, alimentação e permanência dos discentes.

“Além disso, as políticas de ações afirmativas elevaram o número de alunos de vulnerabilidade social e econômica nas universidades. Nesse sentido, é preciso ser fortalecido do PNAEST (Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Ensino Superior Públicas Estaduais) e outros programas voltados ao atendimento das populações negras, indígenas, LGBTQIAP+ nas Instituições de Ensino públicas”, ressalta.

O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, ressalta que o objetivo principal é fortalecer as universidades e garantir a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. “A UENP, assim como as outras universidades da ABRUEM, é uma instituição pública. Não basta garantir o acesso à Universidade, é necessário que os alunos que ingressarem nessas instituições possam permanecer e concluir o curso. Esse é o objetivo principal”, comenta Fábio sobre a proposta.

A votação, que é aberta a toda a população brasileira, vai até o dia 14 de julho e deve ser feita no site disponível AQUI.

Última modificação: Quarta, 12 Julho 2023 16:00