Diretor de Cultura da UENP participa de Encontro Nacional de Gestores da Cultura

Quarta, 16 Agosto 2023 11:36

O diretor de Cultura da Universidade Estadual do Norte do Paraná, James Rios Oliveira Santos, participou do I Encontro Nacional de Gestores da Cultura (ENGCult). O evento aconteceu nos dias 14 e 15 de agosto, em Vitória, Espírito Santo, e buscou ampliar o diálogo sobre as políticas públicas de cultura no país.

Foram mais de 20 atividades entre palestras, minicursos, debates e encontros temáticos voltados exclusivamente para gestores municipais, estaduais e federais de cultura. Com o tema “Cultura: uma estratégia para o Brasil”, o encontro destacou a relevância estratégica da transversalidade da cultura para instigar abordagens criativas que provoquem o despertar e a proposição de soluções inventivas para os atuais desafios do país.

“Esse evento é um grande espaço-momento para discussões de políticas públicas para todo o nosso país. Em dois dias de intensos diálogos, conseguimos avançar em propostas significativas que, certamente, gerarão muitos frutos. Gestores de todo o Brasil estão dispostos e muito empenhados para aplicação dos recursos previstos por meio das Leis Paulo Gustavo e Adir Blanc, sinalizando que a cultura, no Brasil, votou”, frisou James.

O diretor de cultura da UENP participou do Encontro Temático “Pesquisadores em Cultura: a contribuição acadêmica no subsídio da formulação e defesa de pautas da Cultura”, realizado no segundo dia de evento. “Nossa Universidade foi posicionada ao lado de outras tradicionais instituições que estão discutindo os rumos das políticas culturais em nosso país. Para pesquisadores, representantes do Ministério da Cultura, além, é claro, dos gestores municipais e estaduais de todo o Brasil, tive a oportunidade de apresentar o nosso Programa de Desenvolvimento da Cultura como importante instrumento, que poderá, quem sabe, ser utilizado como modelo para ser implementado em nosso território nacional por outras Universidades”, completou.

ENGCult
O I ENGCult é uma realização do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados, com a parceria da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES), Unesco no Brasil, Fundação Itaú e Itaú Cultural, Instituto Cultural Vale e MinC e OEI, além de apoio da UFES e TV Educativa do Espírito Santo (TVE-ES).

Última modificação: Quarta, 16 Agosto 2023 11:39