Mostra de Teatro EnCena divulga a programação de 2023

Sábado, 26 Agosto 2023 09:10

A XVIII Mostra de Teatro EnCena acontecerá de 29 de agosto a 3 de setembro, com nove espetáculos para todas as idades. O evento é uma ação cultural gratuita realizada pela Prefeitura de Jacarezinho, pelo SESC Paraná e Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e apoio do Instituto Federal do Paraná, Campus de Jacarezinho. A programação acontecerá nos municípios de Jacarezinho, Bandeirantes e Cornélio Procópio. Todos os espetáculos serão gratuitos.

A abertura do evento será no dia 29 de agosto, com a peça “Eu Severino”, do Grupo Paiol, no Campus Luiz Meneghel da UENP, em Bandeirantes, às 10h, e, no Campus de Cornélio Procópio, às 19h30. O elenco é formado por quatro artistas, Francielly Veiga, Heriveuto de Souza, Michele Nakagima e pelo diretor Pedro Ziroldo. O espetáculo traz elementos do sertão por meio da figura nordestina do protagonista Severino.

No dia 30 de agosto, a Cia Mapinguary, de São Paulo, apresenta o espetáculo “Conte outra vez”, às 14h, na Praça Rui Barbosa, em Jacarezinho. O palco a céu aberto receberá o artista Carlos Godoy, um exímio contador de histórias. Na peça, ele apresentará contos populares e cantigas. A interação com a plateia é um diferencial da apresentação.

No mesmo dia, a programação do EnCena contará com o espetáculo “AM 950, Rádio Doçura”, do Grupo Paiol, às 19h30, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (Faculdade de Direito), Campus de Jacarezinho da UENP. Nessa peça, os atores Heriveuto e Pedro Ziroldo trazem para a cena discussões sobre a migração, a cultura latifundiária, a exploração trabalhista, os festejos no carnaval, a fé e a amorosidade como sinais de luta e resistência.

Na quinta-feira, 31, a Cia Mapinguary exibe a peça “Festa no Céu e outras alegrias”, voltado ao público infantil, às 9h, na Praça Rui Barbosa, em Jacarezinho. O boneco Mapinguari rouba a cena no final da peça. Além do contador de histórias, Carlos Godoy, os músicos Bruno Rocha e Giuliano Del Sole abrilhantam a Festa.

Já o Grupo Soarte apresentará o espetáculo “Maria Peregrina”, no Sesc/Senac Jacarezinho, às 19h30. Três histórias distintas que envolvem drama e comédia se entrelaçam. As histórias narradas por um romeiro resgatam lembranças e acontecimentos que revelam a vida de Maria Peregrina, personagem do folclore popular do interior do estado de São Paulo, considerada santa pela população de São José dos Campos, cidade onde viveu e faleceu.

No dia 1° de setembro, o público poderá conferir, no Conjunto Amadores de Teatro (CAT), às 9h e 14h30, a vídeoperformance “Alfabetos e Aniversários”, do curso técnico em Teatro do Instituto Federal do Paraná, Campus de Jacarezinho. Ao todo, oito alunos protagonizam o trabalho. O grupo é dirigido pelos professores Antônio Rodrigues e José Quaresma.

O espetáculo “Mortes Ardentes, Paixões Enterradas” (Classificação etária: 10 anos), do Humatriz Teatro, acontecerá no mesmo dia, às 20h30, no CAT – Teatro de Arena. O espetáculo é estrelado pelas atrizes e palhaças Adelvane Neia (Margarida) e Silvia Leblon (palhaça Spirulina).

No sábado (02/09), a Cia do Abração apresenta o espetáculo “Alice no País das Maravilhas”, no CAT, a partir das 20h30. A peça conta a história de Alice, uma menina inquieta, ávida por aventuras e novidades. Na adaptação de Letícia Guimarães, a protagonista Ana Sercunvius (Alice) dorme no meio de uma enfastiante narrativa, contada por sua irmã e, em seu sono, começa a sonhar e encontra um coelho apressado, que carrega como um tesouro, pensamentos novos, coloridos e lindos.

A novidade desta edição fica para o encerramento da programação, que será realizado na Estação Ferroviária de Jacarezinho, em um importante processo de reocupação cultural desse patrimônio municipal. Dessa forma, no domingo, dia 3 de setembro, às 9 horas, o Grupo Ás de Paus, de Londrina, encena o espetáculo “Encontro de Gigantes”.

A peça apresenta duas figuras excêntricas e divertidas enquanto aguardam com curiosidade a realização do tão esperado “Encontro de Gigantes” na companhia do público. Cansada da espera, a dupla decide ir embora, quando, de repente, é surpreendida por uma figura fantástica. Nesse encontro, todos são convidados a conhecer a história de um elemento que atravessa épocas, permeando diversas culturas e transformando a dimensão do humano.

EnCena - Mostra de Teatro de Jacarezinho

29/08 Terça-feira, 10h
EU SEVERINO | Grupo Paiol (Ribeirão Claro/PR)
Local: UENP – Campus Luiz Meneghel (Bandeirantes) | Classificação etária: livre