Missão internacional projeta UENP a Universidades da África do Sul

Sexta, 01 Setembro 2023 16:16

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), representada pelo reitor Fábio Antonio Néia Martini e pelo assessor jurídico Fernando de Brito Alves, encerrou, no dia 1º de setembro, as atividades da Missão Internacional à África do Sul, realizada por meio da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). Desde 21 de agosto, representantes de 21 instituições brasileiras visitaram 11 universidades sul-africanas.

O último destino da missão internacional foi Joanesburgo, onde a comitiva da ABRUEM, que chegou à cidade no dia 30, esteve em quatro universidades: do Witwatersrand (WIT); de Pretoria (UP); de Joanesburgo (UJ); e da África do Sul (UNISA). “As universidades que visitamos são muito vibrantes e contam com um número considerável de alunos internacionais de quase uma centena de países. Fomos recebidos pelos reitores e pelos diretores das suas faculdades, que oferecem cursos em todas as áreas do conhecimento”, destaca Fábio.

O reitor da UENP, que também é presidente da Câmara de Internacionalização da ABRUEM, comenta sobre as atividades desenvolvidas ao longo das últimas semanas. “Posso afirmar que a missão surpreendeu as instituições participantes. O trabalho realizado durante esse período renderá bons resultados para as universidades estaduais e municipais brasileiras”, aponta.

Segundo Fábio, após o retorno da viagem, a UENP se articulará para efetivar as parcerias. “Vamos discutir, internamente na UENP, a melhor forma de extrair os melhores resultados da ação, primeiro, articulando nossos cursos de pós-graduação stricto sensu, em que foram identificados interesses de pesquisa convergentes. Depois, com toda a comunidade universitária”, completa.

Durante a missão internacional, a UENP e as universidades que integraram a comitiva da ABRUEM visitaram as universidades de Kwazulu-Natal, de Tecnologia de Durban, Stellenbosch, do Cabo Ocidental, da Cidade do Cabo, Universidade Nelson Mandela e Universidade Rhodes, bem como as universidades de Joanesburgo, de Witwatersrand, de Pretoria e da África do Sul.

Visita à Embaixada do Brasil

Em 1º de setembro, último dia de atividades da missão internacional da ABRUEM, a comitiva visitou a Embaixada do Brasil na África do Sul, em Joanesburgo. Na ocasião, os reitores se reuniram com o encarregado de negócios da Embaixada, Félix Baes de Faria, para tratar de interesses referentes às parcerias entre as universidades brasileiras e sul-africanas.

“Os reitores defenderam a necessidade de o Brasil apoiar a criação de uma linha de financiamento do bloco BRICS para essas relações multilaterais entre as universidades brasileiras e as sul-africanas, principalmente agora que o Brasil ocupa a presidência do banco do BRICS e que deve assumir a presidência do bloco no final desse ano. É o momento de fazer essas negociações”, comenta Fábio.

De acordo com o reitor, o encarregado de negócios da embaixada apoiou a iniciativa. O retorno da comitiva da ABRUEM para o Brasil está previsto para o dia 2 de setembro. Após o retorno, a Associação deverá acionar as autoridades brasileiras no que se refere aos interesses das universidades.