UENP apresenta oficinas e painéis durante 8ª edição da GeniusCon

Terça, 10 Outubro 2023 10:29

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) participou, entre 4 e 6 de outubro, da 8ª edição da maior feira de inovação, tecnologia e empreendedorismo do Norte Pioneiro, a GeniusCon 2023. Realizada pelo Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro (SRI-NP), Sebrae e Prefeitura de Jacarezinho, a feira recebeu estudantes, professores, empresários, lideranças e startups de vários municípios da região.

Para o reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, a GeniusCon 2023 foi uma grande oportunidade para que a região pudesse conhecer diversos projetos inovadores. “A interação entre estudantes, empresários e professores foi de grande importância para compartilhar conhecimentos. A presença da UENP em um evento de inovação deste porte na nossa região foi muito enriquecedora, não apenas para trazer projetos da UENP, mas para que a UENP também pudesse conhecer projetos inovadores em diversas áreas”, disse.

De acordo com a organização, cerca de 7 mil pessoas participaram do evento que aconteceu no Centro de Eventos de Jacarezinho. No estande da Universidade, o público conferiu, com exclusividade, o lançamento da Campanha do Vestibular UENP 2024 e a impressora 3D desenvolvida pelo acadêmico de Ciência da Computação, Weslem Cristiano de Oliveira, que foi a grande atração do espaço. “Foi uma experiência gratificante e divertida poder interagir com estudantes de diversas faixas etárias e de várias escolas da nossa região”, comentou o aluno.

Durante os três dias de exposição, a UENP foi representada por estudantes na Agro Hackathon, maratona de soluções que aconteceu durante a GeniusCon 2023. “Além das representações dos professores nos painéis e oficinas, nós encerramos o último dia de feira com a premiação das diferentes atividades da GeniusCon e a caravana com as equipes de alunos da UENP garantiu os segundo e terceiro lugares na competição com muito mérito e muito orgulho”, comemora a diretora-geral da AITEC, Mayra Costa da Cruz Gallo de Carvalho, que coordenou a participação da UENP na GeniusCon. A professora Mayra também participou do Painel “A Relação entre ICTs e Empresas”.

O Centro Internacional de Idiomas da UENP realizou a oficina “Are You a Genius?”, coordenada pela professora Joagda Rezende Abib, com quizzes, jogos interativos e desafios em inglês e espanhol. As ações ocorreram nos três dias de evento. A professora de Libras da UENP, Pâmela Cristina Pereira Gonzaga, promoveu a atividade “Oficina roteiro imagético sinalizado - produto de aprendizagem, no primeiro dia da GeniusCon. “Foi de grande importância a apresentação da oficina no GeniusCon para levar um pouco da ideia desse produto que será muito útil para prática docente e acessibilidade de conteúdo histórico para o estudante surdo”, observa.

Os cursos de Enfermagem e Ciência da Computação do Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes, apresentaram três projetos de extensão para o público da GeniusCon. Os projetos de extensão “Psicoeducação para usuários de substâncias psicoativas” e “Prevenção do câncer de colo de útero e mama e seus precursores” foram divulgados pelas alunas do curso de Enfermagem durante o evento. Já as estudantes de Ciência da Computação expuseram o El@s Conectadas.

“Foi uma experiência enriquecedora”, conta a estudante Brenda Guimarães que liderou a atividade em alusão ao Outubro Rosa, campanha de combate ao câncer de mama. De acordo com a professora de Enfermagem, Ana Lúcia de Grandi, o projeto atende cerca de 120 mulheres das comunidades de Bandeirantes.

Outra dinâmica desenvolvida pela equipe que chamou a atenção dos jovens foi a utilização de um óculos que simula os efeitos da embriaguez. “Existem mitos sobre esse assunto e com os testes da linha e do jogo da bolinha, desmistificamos alguns deles”, explica. A professora destaca, ainda, que o evento foi uma oportunidade para divulgar também o III Encontro de Saúde da Mulher da UENP, que ocorrerá em 30 de outubro.

No espaço destinado às Startups, o projeto de extensão da UENP, El@s Conectadas apresentou o aplicativo desenvolvido pelas participantes. Segundo a professora de Ciência da Computação, Daniela Trindade, a GeniusCon foi uma oportunidade excelente para integrar alunas e empreendedoras da região em uma rede de apoio. “Nosso projeto procura apoiar a capacitação de mulheres que já empreendem e aquelas que desejam empreender. A partir da realização de oficinas, mentorias e consultorias nós temos apoiado essas mulheres em suas principais dificuldades”, explica.

O presidente do Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro, Hugo Corrêa agradeceu a participação expressiva das caravanas. “A gente está muito feliz com o resultado. Foi uma feira muito grande e movimentada. Ficamos felizes de levar isso para toda a região. Chegamos a quase 7 mil visitantes, um número que nos dá muita alegria, porque é um evento de todo o Norte Pioneiro”, enfatiza.

“Conseguimos trazer mais de 100 caravanas de ônibus para o Centro de Eventos de Jacarezinho. Com a ajuda do Governo Estadual conseguimos promover essas caravanas. Pessoas de mais de 80 cidades estiveram aqui. São números importantes, mas o mais importante é a gente olhar lá na feira e ver as crianças, adolescentes e jovens participando desse tipo de movimento de transformação. Foi muito gratificante para nós”, finaliza.