UENP conquista premiação na Agro Hackathon

Terça, 10 Outubro 2023 13:04
A premiação do Agro Hackathon aconteceu na sexta-feira, 6, no Centro de Eventos de Jacarezinho A premiação do Agro Hackathon aconteceu na sexta-feira, 6, no Centro de Eventos de Jacarezinho

Alunos da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) conquistaram o segundo e o terceiro lugares da Genius AgroHackathon, maratona de soluções que aconteceu durante a GeniusCon 2023. A maior feira de inovação, tecnologia e empreendedorismo do Norte Pioneiro teve início na quarta-feira, 4 de outubro, e terminou na sexta-feira, 6.

O foco da Hackathon foi o conhecimento e identificação de tecnologias, ferramentas e soluções para melhor atender às necessidades e dificuldades da cadeia produtiva do agronegócio. O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, parabenizou as equipes vencedoras. “É um grande orgulho ver nossos alunos nos representando de forma satisfatória no evento e na competição. Este resultado evidencia a dedicação dos nossos estudantes. Parabéns pelas soluções desenvolvidas e pelas contribuições na área”, celebra.

A equipe “GreenCode”, uma das que representou a UENP, é formada por cinco alunos do terceiro ano do curso de Ciência da Computação, do Campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes. Os estudantes Ícaro Queiroz, João Bernado, Leonardo Borges, Lucas Chaves e Matheus Benini conquistaram o 2º lugar da competição com a apresentação de um trabalho sobre automação na captação de dados baseado em caderno de campo.

Já a equipe “Garage Sprint Code”, que ficou em primeiro lugar no ano passado, garantiu a terceira colocação. O grupo, formado pelos estudantes Jhonatan Silvério, Geovane Rigonato, Felipe Henrique, Gabriel Lima e João Haidar, apresentou na maratona um aplicativo para escanear doenças e pragas, através da câmera do telefone, fazendo isso com inteligência artificial e computação gráfica. “Apesar de não termos ficado em primeiro lugar, garantimos pódio mais uma vez, junto aos nossos colegas”, celebra João Lorenzo Haidar, estudante de Ciência da Computação.

O primeiro lugar da competição ficou com os alunos do Instituto Federal do Paraná - Campus Jacarezinho. A premiação ocorreu na sexta-feira, 6, no Centro de Eventos de Jacarezinho. A equipe que alcançou a primeira colocação foi premiada com o valor de R$1.500,00. O segundo lugar, com uma bonificação de R$1.000,00 e o terceiro lugar, com R$500,00.

Participaram da cerimônia de premiação e encerramento da 8ª edição da GeniusCon o reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini; a diretora-geral da Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da UENP, Mayra Costa da Cruz Gallo de Carvalho; o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli; o prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares; os representantes do Sebrae, Renata Tardelli e Odemir Capello; e o presidente do Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro, Hugo Corrêa.

Última modificação: Terça, 10 Outubro 2023 13:52