UENP participa de encontro da Rede Zicosur

Quarta, 11 Outubro 2023 11:16
Encontro da Rede Zicosur Universitário aconteceu na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande Encontro da Rede Zicosur Universitário aconteceu na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande

Entre os dias 4 e 6 de outubro, o vice-reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Ricardo Aparecido Campos, e o coordenador de Relações Internacionais (CRI), Fábio Henrique Rosa Senefonte, participaram do Encontro da Rede Zicosur (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul) Universitário, que aconteceu na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande.

O coordenador do CRI falou sobre a importância do Encontro. “O evento tem promovido muitas discussões e possíveis encaminhamentos práticos para o fortalecimento das relações entre as universidades da Rede Zicosur, da qual a UENP faz parte e, com isso, mais atividades de internacionalização poderão ser desenvolvidas em toda a rede”, disse Fábio.

Na quarta-feira, eles participaram da 9ª Assembleia de Assessores Internacionais, com a presença de representantes de relações internacionais das universidades que fazem parte do grupo. Já no dia 5, aconteceu o II Seminário Internacional Zicosur Universitário e a Conferência de Internacionalização, com palestras e apresentações de trabalhos sobre boas práticas de extensão.

Representando a UENP, foram selecionados para participar do evento, a professora Tatiane Angélica Phelipini Borges, que apresentou o projeto de extensão “Música como Promotora de Cuidado Humanizado aos Usuários e Profissionais de Saúde em Ambiente Estressor”, a professora Carolina Fordellone Rosa Cruz, apresentando "Extensão Universitária: Promovendo o Aleitamento Materno Através de Consulta de Enfermagem Especializada Visando Boas Práticas de Amamentação", e o discente de Fisioterapia Igor Calixto, com o projeto "Pet-Saúde Gestão e Assistência: Estratégias de Educação Permanente, Promoção da Saúde e Prevenção de Agravos na Atenção Primária à Saúde de Jacarezinho".

“Pudemos conhecer outros projetos e relatos de experiências desenvolvidos em outras universidades e outros países, é uma oportunidade maravilhosa para trocas de conhecimentos. Também tivemos contato com professores atuantes de diversas áreas. As parcerias e mobilidades nacionais e internacionais fortalecem a rede de ensino, pesquisa e extensão das universidades promovendo um ensino de melhor qualidade. Assim, a comunidade acadêmica adquire mais experiências e maturidade, tornando-se cada vez mais motivada em aprender e produzir”, destacou a professora Carolina Fordellone.

No dia 06 de outubro, ocorreu a 34ª Plenária de Reitores da Rede, oportunidade em que reitores e vice-reitores encontram-se para discutir potenciais parcerias e atividades em rede e analisar os resultados alcançados. Durante o evento, a UENP firmou parceria com a Universidad Nacional de Canindeyú (UNICAN), do Paraguai.