Paraná inicia Operação Rondon, iniciativa que amplia trabalho social dos universitários

Quarta, 11 Outubro 2023 19:39
Cerca de 150 estudantes e 28 professores das instituições estaduais de ensino superior participaram da cerimônia realizada nesta quarta-feira, 11, em Curitiba Cerca de 150 estudantes e 28 professores das instituições estaduais de ensino superior participaram da cerimônia realizada nesta quarta-feira, 11, em Curitiba

O Governo do Estado começou nesta quarta-feira (11) a Operação Rondon Paraná 2023. A iniciativa é da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e consiste em diversas ações de extensão universitária, planejadas nas áreas de cultura, direitos humanos, educação, inclusão social, meio ambiente, saúde e tecnologia. Cerca de 150 estudantes e 28 professores das instituições estaduais de ensino superior participaram da cerimônia de outorga do chapéu rondonista, no câmpus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em Curitiba.

As atividades de campo serão nos municípios de Cerro Azul e Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, e Antonina, Guaratuba, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná, no Litoral. Os rondonistas seguem para os alojamentos nos sete municípios. A programação tem início a partir desta quinta-feira (12). O Estado destinou R$ 1,1 milhão para cobrir despesas de alimentação, transporte e custeio de material para o desenvolvimento das ações.

A edição de 2023 da Operação Rondon Paraná é a primeira nesse formato, com a participação das sete universidades estaduais. Para definir a programação, os docentes visitaram entre maio e junho as cidades selecionadas e, juntamente com as prefeituras, identificaram as demandas e planejaram ações que serão desenvolvidas pelos rondonistas.

A cada edição, são atendidos municípios de diferentes regiões do Paraná, preferencialmente aqueles com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). As atividades são propostas para contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas que residem nessas comunidades, e pensadas para que possam ter continuidade por meio dos gestores públicos municipais.

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, destacou o impacto do programa na vida das pessoas. “Esperamos que vocês observem essas comunidades com um olhar desprendido e com uma perspectiva de acolhimento e ajuda, pois, eventualmente, pequenas atitudes podem transformar a vida das pessoas, independente da realidade em que vivem", afirmou.

“Minha principal expectativa é aprender mais, pois vou desenvolver atividades sobre sustentabilidade com foco em educação ambiental, destinação correta de resíduos e biodiversidade”, disse a aluna do 7º período do curso de Engenharia Florestal da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Ana Caroline Aguiar Schultz.

O estudante do curso de doutorado em Genética e Biologia Molecular da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Luan Vitor Alves de Lima, acredita que o envolvimento em projetos extensionistas é essencial para o desenvolvimento profissional. “Muitas vezes o ambiente acadêmico fica restrito às salas de aula, demandando um retorno e a responsabilidade social para as universidades públicas”, afirma.

PROGRAMAÇÃO

No município de Cerro Azul, equipes das universidades estaduais do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Paraná (Unespar) programaram oficinas de artesanato, de música e atividades recreativas. As universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG) e do Norte do Paraná (UENP) planejaram atividades em Rio Branco do Sul, como feiras de profissões, ações de saúde e sessões de cinema, com exibição de filmes com temáticas inclusivas.

Em Pontal do Paraná, as universidades estaduais de Maringá (UEM) e do Centro-Oeste (Unicentro) programaram ações ambientais de limpeza das praias, além de palestras e oficinas com temáticas que reforçam a identidade dos moradores das comunidades locais. A UEL e a UEPG estarão em Guaratuba com oficinas de reutilização e aproveitamento de alimentos e palestra sobre empreendedorismo.

Na cidade de Antonina, a Unioeste e a UENP planejaram palestra sobre saúde mental, valorização feminina e oficinas de cuidados com a beleza. Para Morretes, a Unicentro e a Unespar prepararam ações de conscientização contra a violência infantojuvenil e da mulher, além de ações para tutores de animais. Em Paranaguá, UEM e Unioeste pretendem desenvolver diversas ações para idosos, com oficinas para fortalecimento do corpo e contato com tecnologias.

PRESENÇAS

Na solenidade de abertura da Operação Rondon Paraná 2023 também estavam presentes os deputados estaduais Marcia Huçulak e Anibelli Neto; o prefeito de Guaratuba, Roberto Cordeiro Justus; a vice-prefeita de Pontal do Paraná, Patrícia Millo Marconime; a coordenadora de Planejamento do Projeto Rondon do Ministério da Defesa, Adriana Nassia Talita de Sousa; o presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior (Apiesp), reitor Miguel Sanches Neto (UEPG); o coordenador da Operação Rondon Paraná 2023, Rui Gonçalves Marques Elias, pró-reitor de Extensão e Cultura da UENP; entre outros gestores públicos e acadêmicos.