UENP participa da 16ª edição da Ficafé em Jacarezinho

Sexta, 20 Outubro 2023 14:13

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) participou, entre 17 e 19 de outubro, da 16ª edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé), realizada no Centro de Eventos de Jacarezinho. Além da exposição de diversos produtos, oficinas, leilão e concurso de cafés especiais, três projetos de extensão da UENP fizeram parte da programação gratuita do evento.

A participação da UENP na Ficafé 2023 foi coordenada pela diretora-geral da Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da UENP (AITEC), Mayra Costa da Cruz Gallo de Carvalho. “O estande da UENP chamou bastante atenção, principalmente, por causa do drone que ficou exposto nos três dias do evento. Nossas iniciativas foram apresentadas e divulgadas por uma equipe bem preparada. A visitação foi bastante positiva. Certamente essa foi mais uma edição de sucesso da Ficafé”, afirma.

Coube aos estudantes dos cursos de Biologia e Agronomia do Campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes, apresentar as iniciativas para o público da Ficafé, que chegou a cerca de 5 mil pessoas, de acordo com a organização. No estande da UENP, a aluna do quinto ano de Biologia, Maria Eduarda Pereira de Souza, expôs microorganismos trazidos do Laboratório de Microbiologia do Solo. “Fazemos as pesquisas e avaliamos quais são os benefícios desses microorganismos”, destaca.

O projeto intitulado “Bioinsumos” que Maria Eduarda apresentou é relacionado ao teste de biofertilizante e estimulante para o crescimento de plantas em várias culturas. “No evento, foram mostrados diferentes microrganismos cultivados em placas de Petri, além de um banner com informações da utilização deles em diferentes funções para uma agricultura sustentável”, explica o professor de Agronomia, Leopoldo Sussumu Matsumoto.

A Equipe do Núcleo de Investigação em Tecnologia de Aplicação e Máquinas Agrícolas (NITEC) da UENP realizou apresentações das principais aplicações dos drones na agricultura. Já o estudante do quarto ano de Agronomia, Vitor Assolari Meneghin, apresentou o projeto de extensão “Uso de bioinsumos para um possível teste de carbono”. “Nosso objetivo é viabilizar um método que ainda não está bem descrito na literatura”, observa.

Adenilson Silva, mestre em Agronomia pela UENP, apresentou o projeto de extensão “Uso de drones no combate do Aedes aegypti”. “Nosso projeto do curso é desenvolvido com a equipe da Vigilância Sanitária de Bandeirantes para o monitoramento da dengue no município. Utilizamos drones que conseguimos adquirir com o Governo do Estado. Nosso objetivo é estender a iniciativa para outras cidades da região”, afirma. O pesquisador também é bolsista da Financiadora de Estudos e Projetos  (FINEP) no projeto “Aplicação com Drone”.

Durante a Feira, a equipe da UENP também realizou entrevistas com os participantes, com o objetivo de compreender as demandas específicas dos agricultores sobre Tecnologia de Aplicação de produtos químicos e biológicos. Segundo o professor de Agronomia, Rone Batista de Oliveira, a Ficafé se tornou mais uma vitrine para que as ações da Universidade alcancem novos públicos.

A Ficafé foi realizada pelo segundo ano consecutivo em conjunto com a Feira de Sabores do Norte Pioneiro do Paraná. Os dois eventos são promovidos pelo SEBRAE, Prefeitura Municipal de Jacarezinho, Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Aceenp), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IAPAR) e Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAP), e contam com a participação e apoio de instituições e empresas da região.