Cursos da UENP são avaliados com notas média e máxima no ENADE 2022

Quarta, 01 Novembro 2023 14:50

Os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) foram avaliados com notas médias e máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). O relatório, que contém os resultados da aplicação do ENADE 2022 e do Questionário do Estudante, respondido on-line pelos concluintes do curso, foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) no dia 31 de outubro.

“Em mais uma edição do ENADE, nossos cursos evidenciaram a sua qualidade com notas satisfatórias, o que é motivo de grande orgulho para a nossa Instituição. Parabenizo os estudantes e professores dos cursos pelo resultado e expresso, aqui, a minha gratidão pela dedicação com o desenvolvimento da nossa Universidade”, agradeceu o reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini.

A nota dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis foi 3, que representa um resultado satisfatório. “Ficamos felizes em manter esse conceito, que já foi obtido em exames anteriores. A turma que fez o ENADE foi a turma que passou pelas dificuldades e desafios trazidos pela pandemia da Covid-19, então conseguir manter esse mesmo padrão de anteriormente a esse período é bastante gratificante”, comentou a coordenadora do curso de Administração, Letícia Fernandes de Negreiros.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis, Valdecir Alves, explica que, para manter o resultado apesar da pandemia, os professores reforçaram conteúdos. “Além disso, também implementamos novas ferramentas, enfim, investimos esforços em conjunto com os alunos para que fosse alcançado um aprendizado satisfatório daqueles que resistiram às intempéries. E, essencialmente, continuaremos trabalhando para que, a partir daqui, possamos restabelecer o conceito 4 que já tivemos anteriormente e, futuramente, alcançar um 5”, destacou.

As informações geradas pelo relatório possibilitam uma visão ampla dos resultados. Dessa forma, é possível que os coordenadores e direções avaliem o relatório de forma a implantar melhorias no curso. “Este ano, já passou a entrar em vigor o novo Projeto Pedagógico do Curso de Administração, que traz algumas melhorias e atualizações, como o aumento da carga horária em prol do Empreendedorismo e da Inovação. Isso mostra como estamos sempre buscando nos atualizar e melhorar ainda mais o perfil do profissional que nós queremos inserir no mercado de trabalho”, completa Letícia.

O exame é aplicado pelo INEP desde 2004 e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que é composto pela Avaliação de Cursos de Graduação e pela Avaliação Institucional. Cerca de 10 mil cursos foram avaliados pelo ENADE, mas apenas 487 obtiveram nota máxima, o que representa uma porcentagem aproximada de 5,5%, na qual o curso de Direito da UENP está incluso. “O nosso curso de Direito obteve, pela sexta vez, a nota máxima, entrando em destaque nacional com outros cursos de excelência nas universidades públicas”, acentuou o reitor.

Para o coordenador do curso de Direito, Marcos César Botelho, o resultado reflete o comprometimento dos funcionários, docentes e o empenho dos estudantes. “Sempre tivemos nota máxima no exame e isso mostra o comprometimento da comunidade acadêmica com a qualidade do curso, que vem se mantendo e se aperfeiçoando durante os anos e que o coloca entre os melhores do Brasil”, conclui.

Confira o resultado do ENADE 2022 através do site: www.enade.inep.gov.br

Última modificação: Quarta, 01 Novembro 2023 16:54