I Encontro dos Povos e Comunidades Tradicionais abre Mostra Afro da UENP

Quarta, 01 Novembro 2023 16:27
A programação da IX Mostra de Arte e Cultura Afro-Brasileira começa no sábado, 04 de novembro A programação da IX Mostra de Arte e Cultura Afro-Brasileira começa no sábado, 04 de novembro

O I Encontro dos Povos e Comunidades Tradicionais do Norte do Paraná abrirá a programação da IX Mostra de Arte e Cultura Afro-Brasileira da Universidade Estadual do Norte do Paraná, neste sábado, 4 de novembro, a partir das 8h30. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, em parceria com o projeto “Mapeamento Cultural e Serviço de Atendimento ao Trabalhador da Cultura”, acontecerá no Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação da UENP.

De acordo com o diretor de Cultura da Universidade, James Rios, além de divulgar os editais de fomento à cultura destinado a todos esses povos e comunidades, o encontro, assim como a Mostra, tem o objetivo de promover uma reflexão sobre educação indígena, educação étnico-racial, combate ao racismo, bem como a discussão das importâncias dos territórios das comunidades de povos tradicionais na luta contra o racismo. “O evento será aberto ao público e totalmente gratuito. Os participantes serão membros de comunidades indígenas, quilombolas e de matriz africana da região Norte do Paraná”, afirma.

Integram também a programação gratuita da edição deste ano o Sarau da Negritude, a Feira de Artesanato, Circulação Campi UENP e Oficinas nos campi de Cornélio Procópio e Luiz Meneghel, em Bandeirantes. Todos esses eventos terão a participação de artistas da região que se inscreveram para apresentar trabalhos que tematizam a cultura afro-brasileira.

O diretor de Turismo de Jacarezinho, Fabiano Oliveira, destaca a importância do evento. “A Mostra, sobretudo o Sarau da Negritude, é de uma importância muito grande para nós, porque vamos celebrar a memória da comunidade negra em Jacarezinho, comunidade essa que veio para nosso município junto com as famílias que vieram para cá no final do século XIX para o plantio do café”, observa.

“É um evento importante para celebrar a comunidade negra no local onde ela encontrou alento, a praça São Benedito, espaço onde os negros se reuniam. É muito simbólico para a gente enquanto Poder Público. É uma forma de preservar a memória e, mais do que isso, afirmar a nossa identidade enquanto município que tem uma comunidade negra presente. E dizer que nós estamos juntos nessa comunidade”, acentua Fabiano.

Para o cacique Reginaldo Aparecido Alves, da Terra Indígena Pinhalzinho, de Tomazina, o Encontro dos Povos e Comunidades Tradicionais do Norte do Paraná é uma oportunidade para fomentar a luta contra o preconceito, racismo e a intolerância religiosa. “Essa interculturalidade serve para nos fortalecer enquanto povo, além de nos auxiliar na visibilidade de culturas próprias de cada povo, mas também se iguala na forma de viver diferente. Por isso, um evento desse porte tem que acontecer sempre”, enfatiza.

Segundo o professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Dejair Dionísio Bábá Aikulola, que também participará do Encontro, a importância da Mostra é justamente efetivar o resgate da história não contada dos povos originais, não só das terras brasileiras, mas das Américas de forma geral. “Além disso, o evento tem essa importância em relação a pensar na necessidade da gente contar a história a partir do olhar dos afrodescendentes que estão no país hoje. Então, a Mostra, para além disso, passa a ser muito simbólica no valor de trazer a ideia de civilização a partir de um outro prisma”, acentua.

Jerônima Ferreira, da Comunidade Quilombola Guajuvira, de Curiúva, frisa que o Encontro dos Povos é importante para buscar conhecimento sobre os benefícios que são destinados para as comunidades. “Às vezes, a gente não fica sabendo e a partir do evento temos mais informações. Para nós, será um prazer participar, porque será uma oportunidade de mostrar nossa cultura e tradição, inclusive a dança de São Gonçalo e nossas ervas medicinais. Vai ser muito satisfatório”, agradece o convite.

Mostra de Arte e Cultura Afro-Brasileira

A Mostra de Arte e Cultura Afro-Brasileira tem o objetivo de valorizar e divulgar as produções artísticas de artistas negros (ou não) que apresentem, em suas poéticas e temáticas atinentes às relações étnico-raciais, sobretudo no que concerne à representação positiva da população negra.

Além do Encontro de Povos e Comunidades Tradicionais do Norte do Paraná, esta edição da Mostra terá o Sarau da Negritude, que  acontecerá simultaneamente com a Feira de Artesanato, em 18 de novembro, na praça São Benedito, em Jacarezinho. As atrações artísticas ainda serão definidas e terão classificação livre.

A Circulação artística nos Campi, que inclui apresentações artísticas individuais e coletivas de música, teatro e dança, acontecerá em Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho, entre 15 e 30 de novembro. Já as oficinas deverão ocorrer em dias e horários definidos pela Comissão Organizadora nos campi de Cornélio Procópio e Luiz Meneghel em Bandeirantes.