Mostra de Cultura Afro-Brasileira da UENP receberá exposição do artista CACosta

Sexta, 10 Novembro 2023 16:33
A exposição acontece no Museu de Arte e Cultura Popular da UENP, em Jacarezinho A exposição acontece no Museu de Arte e Cultura Popular da UENP, em Jacarezinho

O Museu de Arte e Cultura Popular da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) recebe, a partir de 16 de novembro, a Exposição “CACostiando em Educar para as Relações Étnico-Raciais”, do artista Clóvis Afonso Costa, conhecido popularmente como CACosta. A abertura da exposição acontecerá às 15h e contará com a presença de estudantes e professores de escolas públicas de Jacarezinho.

Iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UENP, a exposição integra um conjunto de ações da IX edição da Mostra de Arte e Cultura Afro-brasileira da Universidade, que ocorre entre 4 e 30 de novembro nos três campi. A Mostra, a exposição e os demais eventos promovidos pela PROEC fazem parte do Programa de Desenvolvimento da Cultura da Região do Norte do Paraná, rede de contato criada para benefício da comunicação do setor cultural do norte paranaense.

Mais de 15 obras do ourinhense CACosta serão expostas para os visitantes, bem como sua biografia que estará plotada nas paredes da exposição. CACosta já doou para a PROEC uma obra chamada “Aqui Tudo Tem” e participou da Mostra Afro da UENP em outras edições. Segundo o diretor de Cultura da UENP, James Rios, CACosta é um artista que possui uma poética singular. “CACosta é daqueles artistas singulares que oferecem ao público a possibilidade de adentrar as dimensões que comportam as múltiplas experiências da vida negra”, destaca.

James convida o público para prestigiar a exposição que terminará apenas em janeiro de 2024. “Estamos falando, certamente, de um dos maiores nomes da pintura afro-brasileira. E, nesta exposição, que recebemos honrosamente em nosso Museu, é evidente a força de suas obras e o diálogo que elas instigam em torno da educação para as relações étnico-raciais. Esperamos que a toda nossa comunidade prestigie essa exposição que está muito linda”, convida.

Artista plástico, músico autodidata e autor do livro “Contando a Arte de CACosta”, o ourinhense de 67 anos, nasceu no Rio de Janeiro, mas Ourinhos, no interior de São Paulo, foi a cidade que o acolheu desde 1994. CACosta sempre traz muita vida, cor, história e representações multidimensionais da população negra em seu trabalho.

De acordo com o artista, a relevância para a educação das relações étnico-raciais, sustentadas pelas pesquisas acadêmicas nas implicações culturais e político-pedagógicas, se dá com a construção de conhecimentos contextualizados. “Para potencializar diálogos que promovam uma educação antirracista de valorização e efetivação da história da cultura africana, afro-brasileira e indígena a qual contribuem para a formação humanística, a compreensão das relações sociais e o enfrentamento das desigualdades”, completa.

Durante a semana, o Museu de Arte e Cultura Popular da UENP fica aberto ao público das 8h às 18h. O espaço está localizado na Avenida Marciano de Barros, 700, no bairro Estação, em Jacarezinho. Para saber mais sobre o Museu de Arte e Cultura Popular do Norte do Paraná, acesse o portal museu.uenp.edu.br.

Última modificação: Segunda, 13 Novembro 2023 11:52