Empresa Júnior da UENP realiza consultoria na área de Tecnologia da Informação

Segunda, 11 Dezembro 2023 12:09

A SetupJr, empresa júnior de desenvolvimento de softwares lotada na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), realiza serviços e consultoria há mais de uma década para pequenos empreendedores como forma de ajudar os alunos a colocarem em prática o que aprendem em sala de aula. Criada em 2012 pelo curso de Ciência da Computação do Campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes, a organização sem fins lucrativos completou 11 anos atuando no Norte do Paraná.

“A ideia é que o grupo proporcione serviços para a comunidade acadêmica e para a sociedade por um valor bem menor do que uma empresa comum e em troca nossos alunos ganham experiência”, explica o professor de Ciência da Computação, Wellington Della Mura, que coordena a iniciativa ao lado do professor José Reinaldo Merlin. A SetupJr é, atualmente, presidida pelo aluno Leonardo Faria, de Ciência da Computação, e conta com 12 membros, entre diretores e estagiários.

Della Mura orienta o grupo e destaca que a equipe é determinada e altamente motivada. “Eles são capazes de revitalizar a SetupJr. Atualmente, estamos empenhados em intensas atividades de trabalho e criação. Dessa forma, afirmamos, com confiança, que a empresa está pronta para atender às demandas da comunidade acadêmica e da sociedade, proporcionando uma experiência empreendedora e técnica de grande valia para seus membros”, acrescenta.

O diretor de marketing da SetupJr, Gustavo Augusto Denobi Roberto, discente de Ciência da Computação, afirma que a empresa júnior é um divisor de águas em sua carreira. “Desde o meu ingresso, estou vivendo experiências incríveis, participando de eventos como a 14ª Semana de Informática da UENP e a GeniusCon. Construí novas conexões, além de evoluir meu conhecimento em novas tecnologias e conseguir colocar em prática no mercado de trabalho meu aprendizado da Universidade”, conta o aluno.

O trabalho da SetupJr é desenvolver softwares e soluções como websites, aplicações para Internet e aplicativos, entre outras ações. Além disso, a empresa realiza consultoria na área de Tecnologia da Informação, como a implantação de novas tecnologias, treinamentos e gestão de Sistemas de Informação. “Considero que ter uma empresa júnior na área de TI representa uma conquista significativa tanto para o Centro de Ciências Tecnológicas quanto para a UENP como um todo”, enfatiza Della Mura.

Segundo o professor, além de oferecer mentoria personalizada, a empresa júnior também ajuda pessoas a construir negócios e a concretizar sonhos. “Nós valorizamos uma cooperação estreita e transparente e incentivamos nossos clientes a participarem ativamente do ciclo de vida de desenvolvimento do projeto junto com nossa equipe”, observa Wellington.

Della Mura explica, ainda, que a SetupJr teve sua origem há muitos anos, em um período inicial da Universidade quando as empresas juniores estavam surgindo. Ao longo do tempo, a empresa proporcionou oportunidades para vários alunos que hoje se destacam em diversas áreas. A sede da SetupJR é no CLM, mas a empresa pode fornecer serviços a qualquer empresa ou pessoa física de qualquer região.

Acesse para conhecer mais informações sobre a SetupJr: https://www.setupjr.com.br/