Estudantes da UENP participam do Verão Maior Paraná

Quarta, 17 Janeiro 2024 14:07
Alunos de Enfermagem e Educação Física têm a oportunidade de promover atividades de educação, cultura, esporte, saúde, empreendedorismo e meio ambiente nas praias Alunos de Enfermagem e Educação Física têm a oportunidade de promover atividades de educação, cultura, esporte, saúde, empreendedorismo e meio ambiente nas praias

Até 4 de fevereiro, quatro estudantes da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) participam do Verão Maior Paraná, iniciativa do Governo do Estado que reúne uma série de ações recreativas e de lazer para veranistas e moradores do litoral paranaense, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Estado.

Com o apoio da Secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), professores e estudantes universitários de diferentes áreas do conhecimento ocupam um espaço denominado Projeto Com Ciência na arena esportiva instalada na Praia Brava de Caiobá, no município de Matinhos. Esta edição do Verão Maior Paraná tem, ao todo, seis arenas ao longo da faixa litorânea.

De acordo com o pró-reitor de Extensão e Cultura, Rui Gonçalves Marques Elias, o grupo terá a oportunidade de promover atividades de educação, cultura, esporte, saúde, empreendedorismo e meio ambiente nas praias e balneários paranaenses durante o período. “Essa é uma grande ação de extensão das universidades e a UENP está com a participação ativa dos nossos alunos, onde eles atuam diretamente no atendimento à comunidade e no desenvolvimentos de várias ações”, explica.

Sophia Campos, estudante do curso de Enfermagem do Campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes, atua na ação pela primeira vez. “Participamos de ações de combate à dengue e primeiros socorros nos primeiros dias, mas, além disso, estamos trabalhando em vários setores, especialmente na divulgação das universidades públicas durante o Verão Maior Paraná”, conta.

Para Ana Flávia da Paixão, que também estuda Enfermagem na UENP, a experiência está sendo enriquecedora. “Oferecemos aos veranistas a oportunidade de jogar xadrez, dama e trilha. Além disso, divulgamos e esclarecemos dúvidas sobre os nossos vestibulares, cursos e outros assuntos relevantes para os futuros vestibulandos”, enfatiza Ana Flávia.

Já Murilo Henrique Santos e Silvio Luiz Fabris, que cursam Educação Física em Jacarezinho, atuam juntos na equipe de eventos. “Essa vivência no Projeto Verão Maior Paraná tem sido incrível tanto academicamente quanto profissionalmente. Representar nosso curso de Educação Física e aplicar nosso conhecimento à prática é muito gratificante”, salienta Silvio. “Aqui, nós difundimos diversas modalidades esportivas pouco conhecidas, realizamos também o planejamento das competições esportivas desde a montagem das arenas e medidas de quadras até as premiações”, conclui.

Entre as ações organizadas pelas universidades estaduais, também serão realizados testes rápidos para hepatite e sífilis, exames de pele e aferimento de pressão, além de orientações de prevenção na área da saúde. Nos dias 20 e 21 de janeiro, o público poderá participar de um campeonato de xadrez na Praia Brava de Caiobá. Entre 26 e 28 de janeiro, estão programados, ainda, shows e outras apresentações nos chamados palcos Sunset, que integram a estrutura desta edição do Verão Maior Paraná.

Verão Maior Paraná

O Verão Maior Paraná é uma iniciativa do Governo do Estado que reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral. São atividades esportivas e de lazer que engloba aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais. Confira a agenda completa em www.verao.pr.gov.br.

Última modificação: Quarta, 17 Janeiro 2024 14:20