UENP realiza curso de capacitação para integrantes da Comissão de Heteroidentificação

Quarta, 13 Março 2024 14:35

A Universidade Estadual do Norte do Paraná realizou, no dia 7 de março, o curso de capacitação para integrantes da Comissão de Heteroidentificação 2024. Organizada e coordenada pelos professores Mauro Januário e Rosiney Aparecida Lopes do Vale, do Núcleo de Apoio e Assistência Estudantil (NAE) da UENP, a capacitação foi realizada no Campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes.

O curso foi ministrado pelo professor Alexsandro Eleotério Pereira de Souza, das Universidades Estaduais de Londrina e do Paraná. Doutor em Ciências Sociais e em Política Social, Alexsandro atua, principalmente, em Políticas de Ação Afirmativa, Sociologia das relações étnico-raciais e desigualdades duráveis.

Anualmente, os membros da Comissão, que, em 2024 conta com 21 pessoas, recebem treinamento específico para o procedimento da verificação fenotípica dos autoidentificados negros (pretos e pardos). “O curso prossegue na trajetória da capacitação operacional dos membros da Comissão, além de abordar os fundamentos conceituais sobre classificação racial no Brasil e do enfrentamento ao racismo”, destacou Mauro.