UENP participa de anúncio de investimentos e geração de empregos para Jacarezinho

Sexta, 21 Junho 2024 14:03
Investimentos totalizam R$ 1 bilhão por meio da iniciativa privada Investimentos totalizam R$ 1 bilhão por meio da iniciativa privada

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), representada pelo reitor e vice-reitor, Fábio Antonio Néia Martini e Ricardo Aparecido Campos, participou, no dia 19 de junho, do anúncio de investimentos e empregos para Jacarezinho. O evento, promovido pelo Governo do Estado do Paraná e pela Prefeitura, ocorreu no Cine Iguaçu e contou com a participação de autoridades estaduais e municipais, além de empresários e representantes de empresas.

Na ocasião, foram anunciados investimentos de mais de R$ 1 bilhão no município por meio da iniciativa privada. Durante o evento, foi celebrada a geração de emprego e renda na cidade. “O emprego é o maior projeto social que tem. A geração de empregos no Paraná é a maior do Sul do Brasil, e estamos com 82% da população adulta trabalhando com carteira assinada, recorde no Estado. É fruto da força do empresariado paranaense e de empresas de fora que acreditam no nosso trabalho”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Júnior.

O reitor da UENP destacou a importância da Universidade para a atuação da iniciativa privada na região e para a formação de profissionais. “A UENP, nesse contexto de investimentos, de geração de emprego e de renda, cumpre seu papel através da formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho”, disse. “Em outra instância, as parcerias firmadas com a Universidade, por meio da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e outros projetos, impulsionam a região, pois o conhecimento que nasce das nossas pesquisas tem contribuído na qualificação e aprimoramento dos serviços ou produtos da iniciativa privada”, acrescentou Fábio.

“É um dia especial para Jacarezinho e para a nossa região, um momento importante que estamos vivendo neste município. Um evento como esse, em que se anunciam os investimentos que chegam a quase um bilhão de reais, é fruto de muito trabalho e de muito esforço desse ambiente favorável, que é necessário para termos prosperidade”, destacou o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli.

Investimentos

A mais nova empresa a se instalar no município é do Grupo Pipeline, uma das maiores fabricantes de piscinas de fibra do Brasil, que recebeu a licença de operação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável na quarta-feira, mesmo dia em que inaugurou duas novas fábricas em Jacarezinho. O investimento foi de R$ 14 milhões, sendo uma unidade para produção de piscinas e a outra unidade, a Pipe Chemical, para fabricação de equipamentos eletrônicos, painéis de piscinas, quiosques e showroom para as franquias.

O maior investimento programado para Jacarezinho será realizado pela BBA - Grupo Ice Italy, com 110 milhões de euros previstos para os próximos quatro anos, cerca de R$ 650 milhões. A empresa está na cidade desde 1996 e é a maior produtora de ácido biliar de boi do mundo, com mais de 80% do mercado global. Presente em 15 países, a produção de todos os lugares do mundo vem para Jacarezinho, onde é feito o processo químico e exportado para a Europa, para produção de medicamentos.

Já o Grupo Maringá, que atua nas áreas de energia, etanóis anidro e hidratado e açúcares VHP e Branco, assinou, em 2022, protocolo de investimento de R$ 140 milhões. Desde então, já ultrapassou R$ 200 milhões em investimentos.

Segundo dados da Prefeitura com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, desde 2021, os investimentos privados na instalação, construção ou ampliação de empresas geraram cerca de mil empregos diretos na cidade.

De acordo com o prefeito Marcelo Palhares, os investimentos do Estado, aliado às políticas de incentivos, têm feito a diferença no desenvolvimento de Jacarezinho. “Através de programas como o de incentivo fiscal aos investimentos, os empresários estão entendendo as vantagens de se investir no Paraná e na nossa cidade. Com isso, a população, que consegue o emprego, agradece. Através da parceria com as empresas e instituições, como a UENP, temos buscado transformar o nosso município. É muito satisfatório poder ver a parceria do Estado e das empresas com Jacarezinho para promover o desenvolvimento”, celebra.

Última modificação: Sexta, 21 Junho 2024 14:13