Cristiane Yanase é homenageada em abertura oficial do EnCena

Segunda, 19 Agosto 2013 16:34
Na solenidade, foi destacada parceria entre UENP, Prefeitura e Sesc; Mostra se tornou patrimônio cultural da região Na solenidade, foi destacada parceria entre UENP, Prefeitura e Sesc; Mostra se tornou patrimônio cultural da região fotos: Tiago Angelo

Durante a abertura oficial da IX edição da Mostra de Teatro de Jacarezinho, realizada na noite de quinta-feira (15/08), foi homenageada a professora Cristiane Yanase Hirabara de Castro, pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), que faleceu no dia 19 de maio. O evento, que contou com a participação de autoridades locais e representantes da UENP, Prefeitura de Jacarezinho e Serviço Social do Comércio (SESC), marcou também a abertura da exposição "Máscaras Teatrais" do artista italiano Roberto Innocente.

Todos os discursos da noite de festa convergiam, salientando a importância do EnCena para o cenário cultural do Norte Pioneiro, por trazer para região um repertório diversificado de espetáculos e intervenções teatrais que representa o movimento do teatro brasileiro. As autoridades ressaltaram ainda a parceria entre Universidade, Prefeitura e SESC na realização dessa edição, junção que possibilitou a contratação de 15 peças teatrais para os sete dias da Mostra.

O curador do EnCena, Danilo Oliveira, recordando o processo inicial da Mostra em 2005, frisou que o EnCena deste ano é resultado de uma soma histórica de esforços. Ele comentou que, com a consolidação da Universidade, não via um lócus mais privilegiado para que a Mostra pudesse se expandir. "Os professores Rogério Macedo e Marcio Carreri, da PROEC, acolheram esse projeto na Universidade e devemos a eles essa parceria". Agradecendo a presença de todos e lembrando o trabalho realizado por Cristiane Yanase, Danilo fez um apelo: "Não deixem essa ideia morrer. Isso não pode parar", referindo-se à Mostra que já se tornou patrimônio cultural da região.

Participaram da solenidade o pró-reitor de Extensão e Cultura da UENP, Rogério Macedo; o prefeito de Jacarezinho, Sérgio Faria; o diretor do Sesc de Jacarezinho, Sérgio Tiburcio; o diretor de Cultura do Município, Jucelino Biagini; a Técnica de atividades culturais, Elaine Stramare, a Gerente da Caixa Econômica Federal de Jacerzinho, Norma Saad, a produtora de teatro, Cássia Damasceno; o diretor de Extensão da Proec, Marcio Luiz Carreri, a diretora do campus Cornélio Procópio, Fátima da Cruz Padoan, dentre outros convidados e autoridades. O EnCena é uma realização da UENP, Prefeitura de Jacarezinho e Serviço Social do Comércio (SESC Jacarezinho).

Homenagem

Após as falas iniciais, o professor Marcio Carreri leu um texto em homenagem póstuma à professora Cristiane Yanase. Na carta, destacou os trabalhos realizados por ela, a amizade, a afetuosidade, seus valores humanos e o compromisso com a vida. "Estudou, namorou, casou, teve dois filhos maravilhosos, Henrique e Heitor, e fez da sua vida uma inspiração para muitos, cuidando dos seus tesouros, mas entre seus ouros estava a criatividade, o trabalho e a amizade. E trabalhou muito bem com as dicotomias que tanto nos assombra".

Em outro ponto, destacou: "Talvez a principal lição que Cris tenha deixado tenha sido esta: da escolha pela luta, da opção pela vida, de sua trajetória que indica um jeito de não abrir mão de querer e correr por tudo que precisa, tudo que sentimos, tudo que possamos ter, pois isso é parte do tudo que somos, pois a felicidade, senhora ocupada, não espera".

A mãe de Cristiane, a senhora Celina Megumi Yanase Hirabara, também leu, muito emocionada, um texto de agradecimento a todos os amigos e de lembrança à filha. A senhora Celina e o pró-reitor Rogério Macedo descerraram, após momento de grande emoção, uma placa em homenagem à Cristiane. O desenho da professora é uma criação do artista Edson Godinho, de Cornélio Procópio, um presente ao EnCena e à memória de Cristiane.

Última modificação: Quarta, 21 Agosto 2013 17:26