Museu e Centro de Documentação da UENP são inaugurados

Sexta, 30 Agosto 2013 06:38
O museu e Centro de Documentação da UENP fica situado na avenida Getúlio Vargas, 305, Centro de Jacarezinho O museu e Centro de Documentação da UENP fica situado na avenida Getúlio Vargas, 305, Centro de Jacarezinho Fotos: Tiago Angelo

Parte da história dos 87 anos da diocese de Jacarezinho pode agora ser rememorada e revisitada em espaço aberto ao público. O Museu Dom Ernesto de Paula e Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CEDHIS) da UENP foi inaugurado, na tarde de sexta-feira (23/08), em solenidade reservada. O projeto de criação do local, situado na avenida Getúlio Vargas, 305, Centro de Jacarezinho, é fruto de um convênio entre a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e diocese de Jacarezinho.

O Museu Dom Ernesto conta com seis salas para mostra permanente, sendo uma para exposição de fotografias, uma de paramentos, uma de música Santa Cecília, uma de imagens sacra, uma sala cofre e a sala Catedral. O ambiente possui ainda uma sala destinada às exposições temporárias, além do centro de documentação que reúne, em seu acervo, um extenso arquivo de documentos diocesanos.

Durante a solenidade, foi ressaltada a importância desse espaço para Jacarezinho e região como sendo uma casa de vivência e conhecimentos, um local em que presente e passado dialogam, este materializado nos objetos, arquivos, artefatos, vestuário e periódicos e demais obras.

Participaram também da solenidade o prefeito de Jacarezinho, Dr. Sérgio, autoridades municipais, estaduais e da Cúria diocesana, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Rogério Macedo, o diretor de Cultura, Marcio Carreri, além de professores do CCHE e CLCA, e seus diretores, Antonio Carlos de Souza e Luciana Brito.

CEDHIS

O projeto de constituição do CEDHIS, coordenado pela professora de História, Janete Leiko Tanno, tem como proposta a constituição de um Centro de Documentação e Pesquisa vinculado aos cursos de História e Letras, visando oportunizar a produção de conhecimento histórico, científico, literário e cultural relacionado às pesquisas dos docentes nas duas áreas privilegiadas, desenvolvidas pelos Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq.

A criação do Centro de Documentação visa guardar, preservar, catalogar e disponibilizar documentos em seus vários suportes (impressos, oral e iconográfico) a fim de dar embasamento aos projetos desenvolvidos pelos docentes e discentes tanto da área de História quanto de Letras em nível de iniciação científica e especialização, envolvendo número significativo de alunos tantos dos cursos de graduação e pós-graduação Lato-Sensu.

Dom Ernesto de Paula

Dom Ernesto de Paula, nome que leva o Museu e Centro de Documentação, foi bispo na diocese de Jacarezinho em 1942. Nasceu em 5 de fevereiro de 1899, na cidade de São Paulo e fez seus estudos de preparação ao sacerdócio no Seminário Menor de Pirapora, absorvendo, mais tarde, os estudos de Filosofia e Teologia, no Seminário Provincial de São Paulo, sendo transferido, em 1927, para Freguesia do Ó.

Após ordenação sacerdotal, trabalhou na capital de São Paulo como diretor e orientador de associações religiosas. Mais tarde, ocupou o cargo de vigário geral da Arquidiocese, no qual recebeu a nomeação para bispo de Jacarezinho. Foi sagrado na Catedral Povisória em 4 de janeiro de 1942. No dia 22 de fevereiro de 1942, Dom Ernesto tomou posse solene da diocese em presença de compacta multidão e autoridades. Ele construiu o palácio episcopal e a cúria e começou a construção da catedral. Porém, sua passagem pela diocese foi rápida. Em 14 de setembro de 1945, despediu-se da região, partindo para Piracicaba, onde foi nomeado bispo. Dom Ernesto morreu em 31 de dezembro de 1994 aos 95 anos.

Última modificação: Sexta, 30 Agosto 2013 07:17