UENP participa da Feira de Inovação Tecnológica de Jacarezinho

Quinta, 31 Outubro 2013 15:07
"Evento tem o objetivo de integrar o governo, as universidade, o setor acadêmico e o setor produtivo", salientou secretário da SETI "Evento tem o objetivo de integrar o governo, as universidade, o setor acadêmico e o setor produtivo", salientou secretário da SETI

Professores e alunos da UENP participaram, na terça-feira (29/10), da Feira de Inovação Tecnológica (Inovatec) Regional Jacarezinho. O evento, que trouxe como objetivo aproximar as universidades e institutos de pesquisas do setor empresarial e industrial, foi a última de uma série de feiras realizadas ao longo deste ano, dentro da política de interiorização do Governo do Estado, que incluiu as cidades de Cascavel, Londrina, Ponta Grossa, Guarapuava, Maringá, Toledo e Jacarezinho.

"Este evento tem um caráter especial para nós, por ser realizado no Parque Tecnológico Norte Pioneiro, o que propicia maior divulgação e fortalecimento de suas atividades na região", destacou Júlio Felix, diretor-presidente do Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar). Durante o evento, Felix realizou palestra sobre "A Lei de Inovação e o Parque Tecnológico Virtual do Paraná". Segundo ele, "o parque tecnológico está aqui para ajudar no desenvolvimento da região, por meio da tecnologia e do empreendedorismo inovador. É esse o nosso foco, e conclamo aos nossos parceiros para que, juntos, possamos fazer um grande movimento em prol do empreendedorismo inovador", disse.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, ressaltou que a intenção da Inovatec é interiorizar essas atividades. "O governador Beto Richa tem um compromisso com o desenvolvimento de todas as regiões do Estado. Esse evento tem o objetivo de integrar o governo, as universidade, o setor acadêmico e o setor produtivo. Isso é muito importante para o desenvolvimento da região e do Estado".

O reitor em exercício, Rinaldo Bernardelli Junior, acentua que "A participação da UENP no evento com seus docentes e discentes foi uma satisfação. É certo que temos um longo caminho a percorrer no que diz respeito a inovação tecnológica, a área de tecnologia, mas com a participação desses projetos vinculados a Universidade, a UENP cumpriu o seu papel e mostrou a que veio e o que anda fazendo". O reitor disse ainda que "Esperamos que nos próximos anos possamos contribuir ainda mais com a feira de inovação tecnológica e esse entrelaçamento entre sociedade e academia é alguma coisa que para nós e essencial e a universidade tem esse compromisso".

Programação

A Inovatec em Jacarezinho contou com palestra de Filipe Cassapo, diretor do Centro Internacional de Inovação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), sobre "Inovação: o Imperativo para a Competitividade". Participaram de mesas durante o evento os professores da UENP Marcos Alves da Silva e Petrônio Pinheiro Porto (Nutrição Animal), Éder Paulo Fagan (Tecnologia de Alimentos) e Carlos Eduardo Ribeiro (Tecnologia de Informação e Comunicação), além do professor Marco Antonio Gandolfo que falou sobre a "Relação Universidade-Empresa: um caso de sucesso".

Participaram também das atividades desenvolvidas durante o dia professores e alunos do Centro de Tecnologia de Carnes (CTEC), e a Empresa Junior "SetupJr", do Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes, e o Laboratório de Entomologia e Controle Microbiano (LECOM), e o Programa Bom Negócio Paraná do campus Cornélio Procópio.

Orgânicos

Durante a Inovatec, a unidade certificadora do instituto – Tecpar Cert – fez a entrega dos 10 primeiros certificados para produtores orgânicos da região, dentro do Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos, coordenado pelo Tecpar e que conta com a parceria das universidades estaduais, da UTFPR de Pato Branco e do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia.

O programa, financiado pela Seti, subsidia a certificação das pequenas propriedades rurais, compulsória conforme prevê a regulamentação publicada pelo Ministério da Agricultura em outubro de 2011. A meta é certificar 400 propriedades até o fim de 2014, em todo o Estado.

Receberam os certificados os produtores João Fernandes/José Avilar; Victor Hugo Baggio; Paulo Sérgio Buchud; Maria Luizete Brambilla; Everson Lemes de Paula; José Alonso Filho; Rivelino Néia da Silva; Aparecido Donizete da Silva; Luiz Antônio Brambilla; e José Erivan Santana.

Última modificação: Quinta, 31 Outubro 2013 15:13