Projeto de Extensão da UENP apresenta peças teatrais com alunos da rede pública

Quinta, 07 Novembro 2013 12:04

O projeto Memória, História e Cultura Popular: Teatro como Ferramenta de Ensino da História Local da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/PROEC), realizado em parceria com Programa de Extensão Universitária (ProExt), apresenta, amanhã (08) e sábado (09/11), dois espetáculos teatrais destinados ao público infantil em Jacarezinho. As peças "Não Somos ET´s" e "O Águia de Haia" serão encenadas pelos alunos da Escola Imaculada Conceição e do Colégio Rui Barbosa, respectivamente. Prevista para começar às 20h, os espetáculos acontecem no Conjunto de Amadores de Teatro (CAT), com entrada franca.

A peça "Não Somos Et´s" homenageia Jacarezinho e recupera, através de uma fábula divertida, diversos momentos e personagens históricos da cidade, como Dr. Xandô (primeiro promotor público da cidade), além de confrontar a memória coletiva dos pioneiros com as novidades de um futuro não tão distante. Já o espetáculo "O Águia de Haia" é um teatro de fantoches que faz homenagem ao Colégio Rui Barbosa, recuperando não apenas a história do personagem Rui Barbosa como também a história do colégio que leva seu nome. A peça, com o apoio de tecnologia, tem os alunos do Colégio jacarezinhense como manipuladores dos bonecos.

"Apesar de os textos serem escritos para crianças, tenho certeza de que o público adulto também vai se divertir. Além de imagens e dados importantes, em "O Águia de Haia" e "Não somos Et´s" há também muita coisa do mundo adulto. Como as duas peças serão encenadas em sequência, tenho certeza de que a diversão está garantida", comenta o autor dos textos, Nelson Mascaro Junior.

Projeto

O projeto de extensão universitária, que possibilitou aos acadêmicos de História do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), do campus Jacarezinho, o desenvolvimento de atividades com alunos da rede pública, foi coordenado pelos professores Marcus Selonk e Luciana Brito. Segundo eles, esta foi uma oportunidade ímpar para os alunos da UENP e das escolas participantes.

"É indispensável que o acadêmico tenha a oportunidade de exercitar sua capacidade de criação, colocando em prática os conhecimentos que adquire durante o seu curso. Este projeto de extensão proporcionou aos acadêmicos da UENP vivenciar a realidade das escolas, seus contrastes, dificuldades e, principalmente, extrair o melhor dos alunos. O resultado foi fantástico. Estou satisfeito e muito orgulhoso do trabalho de todos", enaltece Selonk.

Os trabalhos realizados pelos acadêmicos da UENP foram orientados por Suzana Bett Bagio, que dirigiu os alunos junto com os acadêmicos Elisa Theodoro de Souza, Rodney Ricardo Bueno Rodrigues e Verônica Rodrigues de Moraes. O grupo acentua que a experiência desse trabalho conjunto modificou as relações entre os alunos dos colégios, bem como a relação deles com o processo de aprendizagem.

"Não basta ensinar, esclarecer sobre a importância do conhecimento. É preciso fazer com que a criança goste cada vez mais da escola e do processo de aprendizagem. E isso ocorreu durante o tempo que passamos com elas. Mais confiantes e mais capazes de se expressar, críticas em relação à forma como cada coisa deve ser apresentada, e com vínculos de amizade e companheirismo fortalecidos. Este é o principal trabalho realizado pelo teatro, frisa a oficineira Suzana. Ela partilha que a história local encantou as crianças. "Agora (as crianças) desejam realmente saber mais sobre sua cidade, não como obrigação de domínio de conteúdo, mas sim porque gostam de saber e aprenderam a importância desse conhecimento. Além disso são grandes atores e vão surpreender o público nas apresentações", declara orgulhosa Suzana.

Espetáculos: Não Somos Et´s e O Águia de Haia
Público: Infantil