PARFOR abre inscrições para cursos gratuitos de segunda licenciatura

Sexta, 06 Dezembro 2013 12:45

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), na modalidade de Segunda Licenciatura, criado no ano de 2009, abriu inscrições para cursos gratuitos para professores de escolas estaduais e municipais que atuam em áreas/disciplinas para as quais não têm o devido diploma universitário. O período de pré-inscrições de professores na Plataforma Freire teve início em 05 de novembro e segue até 13 de janeiro de 2014.

Desde 2011, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) oferta cursos de segunda licenciatura no PARFOR e para 2014 oferecerá os cursos de Letras-Português (Língua Portuguesa), Letras-Inglês (Língua Inglesa), Letras-Espanhol (Língua Espanhola) e Matemática na cidade de Jacarezinho; o curso de Ciências Biológicas na cidade de Bandeirantes; e o curso de Geografia na cidade de Cornélio Procópio. Cada curso terá a duração de 24 meses e as aulas acontecerão, geralmente, aos sábados, durante todo o dia.

Os professores das escolas estaduais e municipais interessados em participar do PARFOR deverão acessar o site da Plataforma Freire e realizar a pré-inscrição para o curso de interesse. Apenas os professores cadastrados no Educacenso em função docente terão as pré-inscrições validadas.

Após a validação das pré-inscrições começa a fase de seleção na universidade. No caso dos cursos de Segunda Licenciatura da UENP, os professores interessados deverão apresentar, em 2014, por ocasião da seleção, no mês de março, principalmente os seguintes documentos: diploma da (primeira) licenciatura concluída; documento comprobatório de três anos de exercício de docência na educação básica, em escolas estaduais e municipais; documento comprobatório de que leciona ou já lecionou ou atuou na área/disciplina do curso para o qual pretende se matricular; e outros documentos pessoais.

Para mais informações, consulte a Plataforma Freire no endereço: http://freire.mec.gov.br/index/principal

Cronograma do PARFOR 2013-2014:

- Pré-inscrições de professores na Plataforma Freire ( de 05/11/2013-13/01/2014)
- Validação das pré-inscrições pelas secretarias de educação ( de 14/01 - 28/02/2014)
- Seleção dos pré-inscritos pelas universidades (de 07/03 - 17/04/2014)
- Início das aulas (julho ou agosto de 2014)
- Término das aulas (julho ou agosto de 2016)

PARFOR NA UENP

Informações: - com Prof. Maurício de Aquino, Coordenador Geral do PARFOR UENP.

Última modificação: Sexta, 06 Dezembro 2013 15:24