PDE forma cerca de 150 professores de Jacarezinho e região

Segunda, 16 Dezembro 2013 10:49
Participaram da solenidade cerca de 300 pessoas dos Núcleos de Jacarezinho, Ibaiti, Cornélio Procópio e Telêmaco Borba Participaram da solenidade cerca de 300 pessoas dos Núcleos de Jacarezinho, Ibaiti, Cornélio Procópio e Telêmaco Borba

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou na terça-feira, 10, a solenidade de formatura do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), destinado à formação continuada de professores da Educação Básica da rede pública. Essa turma, composta por cerca de 150 professores de várias áreas, vinculados aos Núcleos Regionais de Educação de Cornélio Procópio, Ibaiti, Jacarezinho e Telêmaco Borba, foi a quinta formada pela instituição.

O evento, que ocorreu durante o dia todo, aconteceu no auditório do PDE. O reitor em exercício da UENP, Rinaldo Bernardelli Júnior, enalteceu a presença de todos os participantes. Na oportunidade, Bernardelli incentivou os envolvidos. "É uma grande satisfação estar presente em mais uma conclusão do PDE. Que a gente consiga fazer desse País, um País melhor pela educação", enfatizou.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, o PDE faz parte de uma política de qualificação para valorizar o profissional da educação. "Dentre os incentivos referentes a essa política, estão plano de carreira, hora atividade, condições de trabalho e formação permanente, onde o PDE se insere", menciona.

O coordenador do PDE na UENP, professor Christian James de Castro Bussmann, ministrou a palestra "Consolidação do PDE, a relação entre a universidade e a escola e sobre a pesquisa educacional". "Durante este ano, na coordenação do PDE, verifiquei que os professores estão se formando mais com os outros professores da rede pública do que com as aulas que tiveram na universidade. Nessa perspectiva, podemos afirmar que existe um afastamento entre a sala de aula e a pesquisa educacional", observa.

Na ocasião, os participantes prestigiaram três apresentações artísticas. A primeira foi apresentada pela artista performática, Luana Santana, com trilha "Aquarela", de Toquinho e Vinícius de Moraes. Em seguida, Leandra Marcelle Azevedo fez uma dublagem da música "Eu sei que vou te amar". Na sequência, Gabriel Tsukamoto declamou o "Soneto de Felicidade". Durante o evento, os professores puderam acompanhar também uma palestra sobre a importância da formação continuada como o percurso de novas ações no espaço escolar, um teatro, promovido pelo NRE de Ibaiti, e apresentações de painéis.

PDE

Criado pela Secretaria da Educação em parceira com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o PDE é uma política pública que estabelece diálogo entre os professores da educação superior e os professores da educação básica. Por meio de atividades teórico-práticas realizadas pelos professores, durante dois anos, o programa tem como resultado a produção de conhecimento e mudanças qualitativas na prática escolar na escola pública paranaense.

O PDE proporciona aos professores da rede pública subsídios teórico-metodológicos para o desenvolvimento de ações educacionais sistematizadas, que resultam em redimensionamento da prática docente. Entre os resultados obtidos pelo programa estão mais de 18 mil trabalhos científicos produzidos, destaca Arns.

William Bilches

Última modificação: Segunda, 16 Dezembro 2013 15:50