UENP recebe capacitação do TCE/PR

Terça, 18 Fevereiro 2014 14:31
Acadêmicos e professores da UENP recebem treinamento do TCE-PR; projeto conta com alunos dos três campi da Instituição Acadêmicos e professores da UENP recebem treinamento do TCE-PR; projeto conta com alunos dos três campi da Instituição

Acadêmicos e professores da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) receberam, na segunda-feira, 17, treinamento para atuar na auditoria sobre a implantação da Lei de Acesso à Informação - LAI - (Lei nº 12.527/11) nas prefeituras do Norte do Paraná. O Projeto LAI Social a ser executado pela UENP vai avaliar o cumprimento da legislação, inicialmente, em sete prefeituras com mais de dez mil habitantes da região.

O Projeto, que na UENP é coordenado pelo professor-doutor Fernando Brito, e orientado pelo professor-doutor Edinilson Donisete Machado, tem como foco a aplicação dos conceitos de auditoria social para ampliar o envolvimento da sociedade no monitoramento das ações vinculadas ao cumprimento da Lei Federal nº 12.527. Os trabalhos até dezembro deste ano e os resultados parciais e finais serão apresentados em forma de relatórios e devem fundamentar ações que contribuam para a efetiva implantação da LAI nos municípios.

Por meio da parceria com as universidades públicas estaduais paranaenses, o projeto tem como objetivo verificar o atendimento ao conteúdo mínimo obrigatório (análise quantitativa) e, sobretudo, contribuir para a avaliação qualitativa da informação disponibilizada, como autenticidade, integridade, navegabilidade, usabilidade, acessibilidade, clareza e atualização.

O projeto, na UENP, conta com a participação de alunos dos cursos de Direito (graduação e mestrado), Sistemas de Informação, Administração e Economia. Esse novo projeto de auditoria social tem o Tribunal de Contas como órgão patrocinador, financiador, coordenador-geral e executor.

Auditoria Social

A auditoria social é um modelo de auditoria norteada pela inclusão do cidadão no controle do gasto público. Ela conta com a participação da sociedade para verificar, monitorar e controlar a gestão destas despesas. Trata-se, portanto, de uma ferramenta para o desenvolvimento da cidadania e da participação popular, que tem como objetivos a transparência e a melhoria da eficiência administrativa.

Capacitação

Durante a manhã e a tarde de segunda-feira, 17, acadêmicos e professores que integram o projeto de extensão na UENP participaram de capacitação realizada por meio de vídeo conferência no Centro de Ciências sociais Aplicadas (CCSA) da UENP, Campus Jacarezinho. Os temas abordados foram: Gestão Pública, Auditória Social, Lei de Acesso à Informação, Conceitos básicos de auditoria, auditoria operacional e metodologia adotada no projeto.

Última modificação: Terça, 18 Fevereiro 2014 14:37