Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UENP define vestibular de 2012

Sexta, 17 Agosto 2012 14:37
Reunião realizada na sala dos Conselhos da Reitoria definiu vestibular de 2012 da UENP Reunião realizada na sala dos Conselhos da Reitoria definiu vestibular de 2012 da UENP

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), definiu novas diretrizes para o vestibular da instituição que, neste ano, será realizado nos dias 25 e 26 de novembro. A forma do novo exame foi confirmada em reunião extraordinária do CEPE, na terça-feira, 14, na sala dos Conselhos da Reitoria, em Jacarezinho. A definição aconteceu após apresentação dos trabalhos realizados pela Comissão de Avaliação do Processo Seletivo da UENP, grupo formado por professores dos três campi e representante discente, que elaborou documento indicativo com propostas que foram avaliadas pelos conselheiros do CEPE. O Conselho deliberou por manter o vestibular próprio que será reformulado, utilizando as notas do ENEM para o preenchimento de 10% das vagas de cada curso da instituição e também para vagas remanescentes. No início de setembro será publicado edital específico com a nova regulamentação.

O relatório da Comissão de Avaliação da UENP foi realizado em duas etapas a partir da composição e formação de três grupos de estudos a fim de se fazer uma breve análise do processo seletivo da UENP. No primeiro momento, os grupos buscaram avaliar o perfil do exame da UENP; o funcionamento do ENEM; do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e políticas de ações afirmativas, considerando a viabilidade de utilização pela UENP, além de consultas encaminhadas aos colegiados de curso da universidade. Na segunda parte, a comissão apresentou quatro propostas referentes ao futuro do processo seletivo da UENP para deliberação dos Conselhos Superiores, conforme determinado pela Portaria 163/2012.

Os trabalhos, que tiveram o objetivo de aprimorar o processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação, a melhoria das condições de acesso às vagas disponíveis e a sua plena ocupação, buscaram entender ainda qual o perfil do processo seletivo da UENP. Verificou-se que a maioria dos candidatos tem entre 17 e 19 anos, e que estes vêm dos municípios da área de inserção da UENP, além de registrar que 70% dos candidatos realizaram todos os anos escolares da educação básica em escola pública.

No encerramento da reunião, o reitor da UENP, professor-doutor Eduardo Meneghel Rando, asseverou que o trabalho realizado pela Comissão, pela Câmara de Graduação e pelo CEPE foi de fundamental importância para traçar o perfil do processo seletivo discente da Universidade no sentido de aprimorá-lo em face das atuais políticas públicas da educação, bem como das especificidades da região de inserção da UENP.