UENP assina memorando de intercâmbio acadêmico com universidade coreana

Terça, 25 Março 2014 17:08
Os reitores Won Mook Lee (de Hanbat) e Rinaldo Bernardelli Jr. (UENP) assinam acordo para Cooperação Acadêmica Os reitores Won Mook Lee (de Hanbat) e Rinaldo Bernardelli Jr. (UENP) assinam acordo para Cooperação Acadêmica Fotos: Tiago Angelo

O reitor em exercício da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Rinaldo Bernardelli Junior, assinou, na segunda-feira (24), um Memorando de Entendimento para Intercâmbio e Cooperação Acadêmica com a Universidade Nacional Hanbat, da Coreia do Sul. A iniciativa prevê criação de programas de intercâmbio e colaboração em áreas de educação e pesquisa acadêmica entre as duas Instituições. A comitiva, composta pelo reitor Won Mook Lee, quem também assinou o memorando, por diretores e professores da Universidade coreana, visitou, durante a tarde e início da noite de ontem, os três campi da UENP.

No Campus Cornélio Procópio (CCP), o grupo conheceu o Laboratório de Genética e Conservação (Gecon), o Laboratório de Línguas, a Brinquedoteca e os trabalhos desenvolvidos pelo programa Bom Negócio Paraná, em reunião realizada com a diretora do Campus, Fátima da Cruz Padoan, e diretores de centros de estudos, professores e estagiários da Instituição.

O grupo, acompanhado pela professora Eliane Segati Rios Registro, visitou, no Campus Luiz Meneghel (CLM), o Centro Mesorregional de Excelência em Tecnologia do Leite. No Campus, a comitiva, recepcionada pelo diretor Eder Paulo Fagan, acompanhou os trabalhos desenvolvidos com o objetivo de potencializar a extensão tecnológica focada na cadeia produtiva do leite, pela difusão de conhecimentos e tecnologias geradas pelas instituições envolvidas no projeto.

Em Jacarezinho, os coreanos visitaram a Clínica de Fisioterapia e os Laboratórios de pesquisa do Centro de Ciências da Saúde (CCS). No local, puderam acompanhar, juntamente com o diretor do campus Jacarezinho, Fábio Antonio Neia, e professores, o atendimento a pacientes assistidos pela Instituição, e testes físicos realizados como demonstração dos aparelhos utilizados em pesquisas e avaliações físicas de atletas e da comunidade.

No Paraná, além da UENP, a comitiva visitou a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Hoje, o grupo é recebido na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). A comitiva terá agenda também com o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), João Carlos Gomes.

Acordo

O Memorando, assinado na presença da comitiva da Universidade coreana e das professoras Eliane Segati e Carmen Sylvia Giovannetti Alves Purguer da UENP, estabelece a possibilidade de se promover e implementar intercâmbios de professores e alunos, como também de informações e materiais relacionados a programas de pesquisa da instituição. O acordo possibilitará ainda a condução de projetos de pesquisa colaborativa, a organização de simpósios, conferências e encontros em tópicos de pesquisa, além de promover o desenvolvimento linguístico.

A parceria fechada entre as duas Instituições foi negociada pela professora Eliane Segati, coordenadora geral do programa Ciência Sem Fronteira na UENP, que, em 2013, participou de visita oficial a universidades e institutos de pesquisa, tecnologia e inovação da Coréia do Sul.

A Hanbat National University fica na cidade Daejeon, situada no centro da Coreia do Sul. A Instituição possui dez mil alunos, 70% deles da área de Engenharia.

Última modificação: Terça, 25 Março 2014 18:32