Paraná formaliza adesão ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Sexta, 04 Abril 2014 14:48
Durante evento, foi realizada a assinatura do Termo de Adesão do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio Durante evento, foi realizada a assinatura do Termo de Adesão do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio Fotos: UFPR

Os professores da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Alfredo Moreira da Silva Júnior e Aécio Rodrigues de Melo, participaram, na segunda-feira, 31, de reunião que formalizou a adesão do Paraná ao Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Durante o evento, foi realizada a assinatura e entrega do Termo de Adesão do Pacto com a presença da Secretária de Educação Básica do MEC, Yvelise Arco Verde, o secretário de Estado da Educação (SEED), Flávio Arns, o secretário do Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), João Carlos Gomes, e o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho.

A parceria entre o Ministério da Educação, o Governo do Paraná, as universidades federais e estaduais do Paraná tem a meta de combater a evasão escolar, criar novas metodologias para o ensino e formar profissionais capazes de educar este novo perfil de jovem que integra os bancos escolares. Esta ação faz parte de uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE – 2011 a 2021).

No Paraná, serão cerca de 35 mil professores beneficiados com a formação que ocorrerá nas próprias escolas. As atividades formativas ocorrem por meio da colaboração das Instituições de Ensino Superior (IES). Nove universidades participam das ações do Pacto, sete estaduais e duas federais.

Podem aderir ao pacto todos os professores do Ensino Médio, que estão cadastrados no Censo Escolar 2013. A formação continuada presencial ocorrerá na unidade de ensino que o professor atua. Os docentes vão destinar seis horas semanais à formação continuada. Serão três horas de estudo coletivos e três de estudos individuais. Os professores que aderirem ao pacto receberão uma bolsa de R$ 200,00 para ajudo de custo.

Evento

Durante a solenidade, o secretário João Carlos destacou que a origem da maioria das universidades estaduais paranaenses está justamente nos cursos de licenciatura, por isso, em seu ponto de vista, a iniciativa do MEC, SETI e SEED de se unirem através do pacto vem ao encontro de tantas outras iniciativas para o fortalecimento da educação. Flávio Arns lembrou que existe uma disparidade entre a idealização feita pela academia acerca do ensino médio e aquilo que a sociedade ou parte dela almejam. Na sua perspectiva, o pacto será muito importante para a aproximação das universidades com as secretarias estaduais de educação e a realidade enfrentada pelas escolas e educadores na educação básica, somando esforços com outros programas igualmente importantes como o PARFOR e PIBID.

A professora Yvelise lembrou que a formação básica deve atender as necessidades sociais dos educandos. Ela destacou também que a escola deve acompanhar as transformações sociais e corresponder aos anseios dos sujeitos históricos envolvidos.

O reitor da UFPR ressaltou a importância dada pela universidade à educação básica, algo que vem ao encontro com os anseios sociais de forma que, cada vez mais, concentram-se esforços tanto para a melhoria da educação básica quanto para a formação continuada de professores, algo essencial para superação das desigualdades sociais. Após a assinatura do Pacto, o professor Alfredo participou de reunião de trabalho com os demais coordenadores das IES e representantes da UFPR, SETI e SEED.

Com informações da UFPR

Última modificação: Sexta, 11 Abril 2014 09:39